Um estudo realizado pela IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no país, apontou que os investimentos em campanhas de publicidade digital no primeiro semestre de 2022 alcançaram a cifra de R$ 14,7 bilhões, o que significa um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021.
Tais números são apenas um exemplo de como as empresas têm buscado novas formas de divulgar e vender seus produtos e serviços, adaptando-se às transformações ocorridas, nos últimos anos, no comportamento, nas necessidades e no estilo de vida da sociedade contemporânea. A evolução tecnológica e a pandemia de covid-19, por exemplo, mudaram radicalmente os hábitos de consumo da população, levando as organizações a repensarem suas estratégias.
Para auxiliá-las nessa tarefa, há consultorias de marketing especializadas em orientar estratégias no ambiente digital. O serviço delas inclui a criação de um conjunto de ações e estratégias que promovam produtos ou serviços no meio digital, contribuindo para o desenvolvimento da identidade de uma marca e potencializando as oportunidades de negócios.
Alberto Silva, especialista em marketing digital, afirma que uma consultoria especializada na área é capaz de colaborar com a implementação de ações estratégicas alinhadas com os principais objetivos e metas definidos para o crescimento de uma companhia.
“Melhorar a presença on-line de uma empresa envolve a criação de um plano abrangente de marketing digital, focado nas especificidades de cada negócio, incluindo diferentes frentes de atuação”, esclarece.
Marketing de conteúdo e de mídias sociais
Alberto Silva destaca que essas ferramentas e estratégias estão entre as principais que podem ser adotadas para aumentar a visibilidade de uma marca, aprimorar a interação com os clientes e impulsionar vendas.
O primeiro, por sua vez, é uma estratégia de atração de clientes com base na criação e na publicação de conteúdo relevante, como matérias, vídeos, postagens em redes sociais, visando atingir o público-alvo dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Uma pesquisa recente, realizada pela Conversion e a consultoria Leap/KPMG, indicou que 66% dos entrevistados, em um universo de 400 respondentes, disseram que terão mais recursos para investir em campanhas de marketing neste ano de 2023 – dentre as estratégias citadas, o marketing de conteúdo foi lembrado por 53% dos empresários.
Já em relação às mídias sociais, elas apresentam como diferencial sua grande capacidade de interação com o público e engajamento dele com a marca, estreitando a relação entre ambos. A mesma pesquisa, neste sentido, apontou que 45% das empresas pretendem aumentar a presença no YouTube e, 43%, no Instagram.
Na avaliação de Alberto Silva, cada organização deve usar uma combinação de ferramentas e estratégias que melhor se adequem ao seu modelo de negócio. “Além disso, é preciso considerar que desenvolver e implementar uma estratégia de marketing digital eficaz é um processo contínuo, deve-se sempre identificar o que está e o que não está funcionando, fazendo ajustes para aprimorar os resultados, quando necessário”, conclui.
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