A atuação dos jornalistas no marketing digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.
Nas primeiras aulas da faculdade de jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.
No marketing digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Em nada tem a ver com o lead jornalístico.
Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.
Com os dados, como nome e e-mail, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender.
É por essa razão que no Marketing Digital parte do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.
Participe da próxima turma do curso de marketing digital para jornalistas!
E-book: glossário de marketing digital para jornalistas
E-book: introdução ao inbound marketing para jornalistas
Conteúdo relacionado…
Sua empresa está pronta para o marketing digital?
Qual o perfil do profissional de marketing digital?
6 tendências de marketing digital voltados pra PME’s 2017
Marketing digital: tendências 2017
Mobile only: a evolução inevitável da comunicação e do marketing
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…