A atuação dos jornalistas no marketing digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.
Nas primeiras aulas da faculdade de jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.
No marketing digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Em nada tem a ver com o lead jornalístico.
Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.
Com os dados, como nome e e-mail, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender.
É por essa razão que no Marketing Digital parte do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.
Participe da próxima turma do curso de marketing digital para jornalistas!
E-book: glossário de marketing digital para jornalistas
E-book: introdução ao inbound marketing para jornalistas
Conteúdo relacionado…
Sua empresa está pronta para o marketing digital?
Qual o perfil do profissional de marketing digital?
6 tendências de marketing digital voltados pra PME’s 2017
Marketing digital: tendências 2017
Mobile only: a evolução inevitável da comunicação e do marketing
Projeto conjunto entre ADLOCAL, MTO e Revanesse oferece estrutura de marketing digital cooperado para médicos,…
SYDNEY, July 03, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A principal corretora online de FX e CFD,…
Seleção contempla modelo híbrido, com atuação em 16 cidades brasileiras e oportunidades para estudantes e…
Lívia Cortinóvis, empreendedora criativa e fundadora da Corartte, compartilha diretrizes para transformar paixões pessoais em…
A advogada especialista em direito médico, Sarah Figueiredo, analisa o debate sobre riscos financeiros e…
Acelere a automação de testes móveis em escala com a nuvem expansiva de dispositivos reais…