No marketing digital, jornalistas descobrem novo lead

A atuação dos jornalistas no marketing digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.

Nas primeiras aulas da faculdade de jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.

No marketing digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Em nada tem a ver com o lead jornalístico.

A diferença entre lead e visitante

Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.

Com os dados, como nome e e-mail, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender.

É por essa razão que no Marketing Digital parte do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.

Participe da próxima turma do curso de marketing digital para jornalistas!

Grátis: materiais para ajudar o jornalista no marketing digital

E-book: glossário de marketing digital para jornalistas

E-book: introdução ao inbound marketing para jornalistas

Conteúdo relacionado…

Sua empresa está pronta para o marketing digital?

Qual o perfil do profissional de marketing digital?

6 tendências de marketing digital voltados pra PME’s 2017

Marketing digital: tendências 2017

Mobile only: a evolução inevitável da comunicação e do marketing

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

ADLOCAL, MTO e Revanesse impulsionam marketing na saúde

Projeto conjunto entre ADLOCAL, MTO e Revanesse oferece estrutura de marketing digital cooperado para médicos,…

9 horas ago

Axi lança campanha ‘Trocando de lugares’ com estrelas do Manchester City Feminino

SYDNEY, July 03, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A principal corretora online de FX e CFD,…

9 horas ago

Grant Thornton abre inscrições para trainees

Seleção contempla modelo híbrido, com atuação em 16 cidades brasileiras e oportunidades para estudantes e…

1 dia ago

Especialista ensina como hobby vira negócio lucrativo

Lívia Cortinóvis, empreendedora criativa e fundadora da Corartte, compartilha diretrizes para transformar paixões pessoais em…

1 dia ago

Especialista fala sobre compliance jurídico no setor médico

A advogada especialista em direito médico, Sarah Figueiredo, analisa o debate sobre riscos financeiros e…

1 dia ago

LambdaTest anuncia cooperação mais profunda com a Appium como parceria estratégica

Acelere a automação de testes móveis em escala com a nuvem expansiva de dispositivos reais…

1 dia ago