No marketing digital, jornalistas descobrem novo lead

A atuação dos jornalistas no marketing digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.

Nas primeiras aulas da faculdade de jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.

No marketing digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Em nada tem a ver com o lead jornalístico.

A diferença entre lead e visitante

Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.

Com os dados, como nome e e-mail, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender.

É por essa razão que no Marketing Digital parte do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.

Participe da próxima turma do curso de marketing digital para jornalistas!

Grátis: materiais para ajudar o jornalista no marketing digital

E-book: glossário de marketing digital para jornalistas

E-book: introdução ao inbound marketing para jornalistas

Conteúdo relacionado…

Sua empresa está pronta para o marketing digital?

Qual o perfil do profissional de marketing digital?

6 tendências de marketing digital voltados pra PME’s 2017

Marketing digital: tendências 2017

Mobile only: a evolução inevitável da comunicação e do marketing

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

23 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

24 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

24 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

24 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

24 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

1 dia ago