A necessidade de dialogar corretamente e construir um bom relacionamento com a imprensa é inegável. O media training é necessário para qualquer pessoa que se expõe publicamente e quer desempenhar a tarefa com clareza e precisão. É o que defende a jornalista Cristina Barude, diretora executiva da Lume Comunicação, que tem experiência de mais de 20 anos na área.
Para capacitar executivos, empresários e políticos a lidar com sua imagem profissional e da instituição que representa, é preciso aplicar um bom treinamento. Veja, abaixo, três dicas de Cristina para o sucesso do media training:
Crie o curso sob medida para cada grupo. Estude o perfil e as necessidades do cliente, sempre visando as fragilidades. “Dá mais trabalho fazer um levantamento sobre a imagem pública, mas é um diferencial. E o resultado é muito mais eficaz”, avalia Cristina. Além de desenvolver habilidades de comunicação, o treinamento precisa suprir a carência de conhecimento sobre como é o trabalho da imprensa.
O treinamento também compreende a avaliação do desempenho dos participantes por meio de dinâmicas e exercícios em público, com muita gravação para que os erros sejam identificados e corrigidos. “Isso é essencial para superar o medo de conceder entrevistas, muito frequente”.
“Costumo dar atenção aos gestos e olhares”, comenta Cristna. Dicção, postura e expressão corporal devem ser abordados no treinamento. Os participantes devem passar por uma programação neolinguística para transmitir as informações com clareza, precisão e confiança.
Brasil já é o segundo maior mercado de cervejas sem álcool do mundo e vê surgir…
Ao apresentar a tecnologia Bond Repair para o Brasil, marca aposta na relevância cultural do…
Os ativos totais da CITIC Limited excedem USD 1,67 trilhões
Aumento drástico de 2,7 vezes no espaço físico para atender a demanda global
A TMF Group lançou hoje seu 12º estudo anual sobre a complexidade global dos negócios,…
A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu sua primeira adjudicação de…