Hoje em dia, estar nas redes sociais já passou a ser um requisito básico para as empresas. Por isso, o que diferencia uma página entre as demais é o seu conteúdo e a qualidade de tudo aquilo que é publicado por ela. E para ajudar a se posicionar de forma inteligente nas redes sociais, o especialista em marketing digital e fundador da mLabs, Rafael Kiso, destacou algumas dicas importantes.
É importante lembrar que cada rede social tem seu próprio propósito e suas próprias características. Levar em conta esses fatores é determinante para entender melhor cada plataforma e saber o tipo de conteúdo mais adequado para cada rede.
Mas além de entender afundo cada uma das redes sociais, também é fundamental estar bem integrado sobre o seu próprio negócio. É todo esse conhecimento que vai possibilitar trabalho efetivo e que faça a diferença na internet.
Quando estiver estudando sobre sua empresa, não deixe de pesquisar bastante sobre o seu consumidor, desde o estilo de vida desse público até as redes sociais preferidas dessas pessoas. São estas respostas que vão direcionar o seu conteúdo e determinar quais plataformas merecem mais atenção.
E depois de identificar todo esse perfil, chega o momento de iniciar as publicações, mas para isso, é necessário entender que conteúdo não é propaganda. A linguagem da rede social é muito particular e própria, então, tome muito cuidado ao tentar vender ou mostrar um produto nessas plataformas.
Entenda que as redes sociais foram criadas com um objetivo bem específico: conectar pessoas. É importante ter essa característica sempre em mente e publicar conteúdos que levem em conta esse aspecto.
Também é importante saber de forma clara a diferença dos termos mídia social e rede social. Normalmente, as pessoas usam essas palavras como sinônimo, mas existe uma grande diferença no conceito de cada uma delas.
As mídias sociais, por exemplo, correspondem as pessoas e a atuação de cada uma delas em sociedade. Já as redes sociais são os canais, ou seja, as plataformas propriamente ditas, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Uma outra estratégia que costuma funcionar é sempre pensar em seu público como um porta-voz da sua marca ou empresa. Quando um cliente admira um negócio, ele faz uma publicidade espontânea a seus amigos e familiares. Por isso, é tão necessário pensar em uma comunicação que conquiste seus clientes e faça com que eles divulguem a sua marca a outros possíveis consumidores.
Também é importante levar em conta as emoções no momento de produzir um conteúdo. Tudo que é publicado em uma página precisa fazer sentido para o público, só assim, ele irá compartilhar aquela postagem e continuar acompanhando a rede social do seu negócio.
Por fim, pense em um conteúdo que rompa a barreira entre o on e o off. Produza algo que integre de forma inteligente esses dois mundos e faça a diferença nas redes sociais!
*Rafael Kiso. Especialista em marketing digital e fundador da mLabs.
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