Campinas 26/5/2020 –
O mercado de eventos, que vivencia impactos significativos com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, tem expectativas otimistas para o segundo semestre de 2020. Com grande parte da agenda realocada para os seis últimos meses do ano e com datas reservadas também para 2021, sem custo ou multa de remanejamento para os organizadores, o complexo Expo D. Pedro prepara-se para a retomada com a diversificação de eventos, com opções compartilhadas, em formatos menores e com orçamentos rateados para atender as necessidades do mercado afetado pela crise do novo coronavírus.
No ranking entre os cinco municípios que mais recebem eventos e congressos internacionais do Brasil, pela International Congress and Convention Association, Campinas, que recebeu cerca de 8 mil eventos, com ocupação de 70% dos hotéis na cidade no ano passado, projetava crescimento significativo para 2020 até a chegada da pandemia.
Antes da pandemia, o Expo D. Pedro, um dos maiores espaços multiuso para eventos do interior de São Paulo, projetava um aumento de 30% na utilização do Complexo. “Com a Covid-19, feiras, congressos, shows e outros formatos que naturalmente representariam grande movimentação de público, e que estavam programados para o primeiro semestre de 2020, foram realocados para os seis últimos meses do ano e também para a agenda de 2021”, explica Graziela Solís, gerente de Marketing e Vendas do Expo D. Pedro, ressaltando que os impactos com a estagnação do setor no período de quarentena foram grandes.
Diante dos desafios de retomada de crescimento do mercado para o segundo semestre, a equipe do Complexo trabalha na criação de novos produtos e consequentemente geração de novos empregos. Nessa proposta, os eventos compartilhados, em formatos menores e com custos rateados, compõem uma nova linha de negócios, pensando no mercado e em quem foi impactado financeiramente com a pandemia.
De acordo com Graziela Solís, ao todo serão 24 segmentos de eventos. “Em breve, lançaremos no mercado uma proposta voltada a casamentos. Para o Centro de Convenções, projetamos dois novos produtos, que são Shows e Formaturas, menores e mais acessíveis”, destaca.
Versatilidade
Desde 2014, quando iniciou as atividades, o Expo D. Pedro tem a sua estrutura destinada a eventos de diversos formatos e portes. O Centro de Convenções conta com sete auditórios modulares e sete salas de apoio. “Em seis anos, recebemos feiras, eventos corporativos, religiosos, formaturas, palestras, congressos e shows com espaços modulares e capacidade que pode variar de 50, 100, 300 até 2 mil pessoas sentadas em nosso Centro de Convenções”, lembra Graziela. O Centro de Exposições, com 7 mil m2 de área totalmente horizontal, comporta até 10 mil pessoas volantes, informa a gerente do Complexo.
Além da versatilidade do espaço, com seus vários ambientes modulados, o Complexo prima por segurança dos usuários e comodidade de acesso pela Rodovia D. Pedro I, que acabou de ser eleita a melhor do Brasil pela pesquisa rodoviária da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Os investimentos que o Expo D. Pedro destina à sustentabilidade agregam-se como valor na realização de eventos. “As ações que desenvolvemos, em todas as etapas da organização, atende às expectativas atuais do mercado, cada vez mais preocupado com a preservação ambiental”, afirma Graziela.
No conjunto de medidas sustentáveis praticadas no complexo, há a utilização de ingressos eletrônicos e a gestão de resíduos, que permite usar quase a totalidade de materiais para compostagem e reciclagem. Também existem entre várias ações, iniciativas voltadas para economia de água, assim como práticas para racionalizar a energia elétrica.
Website: https://www.expodpedro.com.br/
Dfns, a plataforma líder de carteira como serviço para ativos de criptomoedas, fechou com sucesso…
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…
O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…
Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…
Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…
Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…