O mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2022, o número de unidades expandiu para 7,8%, sendo mais de 184 mil operações, e o de redes para 6,8%, superando as 3 mil marcas. A ABF em 2023 projeta um crescimento de 10% de unidades. Superando a média de crescimento da economia brasileira.
Expandir uma empresa pode ser um passo muito importante na estratégia de crescimento e sucesso de qualquer negócio, o que exige padronização e otimização de processos logísticos, gerenciais e de produção.
Segundo Fabrício Gonçalves, CEO da Poleniza Soluções Empresariais, o franqueamento permite que as empresas criem uma rede de lojas ou pontos de venda, utilizando a marca e toda padronização de seus processos já validados, aumentando a presença e o reconhecimento em todo o território nacional.
No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de iniciar o processo de franqueamento. Fabrício afirma que é preciso validar se o modelo de negócio em questão é lucrativo e vantajoso para o investidor, caso contrário, o empresário deve buscar outras formas de alavancar o caixa de sua empresa. Ainda segundo Fabrício, outro ponto a ser levado em consideração, é possuir total conhecimento de mercado sobre o nicho de negócio ao qual está inserido, pois é este conhecimento que deverá ser transmitido aos franqueados da rede. Por fim, e talvez um dos pontos mais importantes é possuir o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), afinal, franquear é oferecer o direito de uso da marca e do conhecimento do franqueador.
A formatação de uma empresa em franquia, segundo o especialista, deve contemplar ainda, a padronização de seus processos de operação muito bem definidos. Dessa forma, um plano de negócios bem estruturado, facilita o empresário a traçar rotas, minimizar perdas, prever todo investimento necessário para a operação e ainda, prever toda expectativa de lucro dentre outros fatores.
Todas as informações sobre a empresa, incluindo o plano de negócios, manuais de operação, gestão, manuais de vendas, marketing, financeiro, recursos humanos dentre outros, devem ser documentadas para transmitir o know-how da franquia à toda rede junto com o suporte ao franqueado.
Por fim, para caracterizar uma empresa em uma franquia, é necessário que se desenvolva a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o contrato de franquia, em consonância à Lei nº 13.966 de 2019 (Lei de Franquia). Esses documentos darão aos interessados todo o conhecimento das regras, direitos e deveres de ambas as partes, franqueado e franqueador, bem como o acesso à informação financeira, tanto de investimentos, gastos e perspectivas de lucro.
Fabrício cita que o processo de franqueamento está aberto a todas as empresas que desejam expandir a marca desde que atendam a estes requisitos. Para isso, o empresário deve buscar no mercado profissionais e empresas especializadas para auxiliarem nestes processos documentais, estratégicos, jurídicos e comerciais.
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