Categories: Comunicação

Mercado de franquias é opção para crescer com segurança

O mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2022, o número de unidades expandiu para 7,8%, sendo mais de 184 mil operações, e o de redes para 6,8%, superando as 3 mil marcas. A ABF em 2023 projeta um crescimento de 10% de unidades. Superando a média de crescimento da economia brasileira.

Expandir uma empresa pode ser um passo muito importante na estratégia de crescimento e sucesso de qualquer negócio, o que exige padronização e otimização de processos logísticos, gerenciais e de produção.

Segundo Fabrício Gonçalves, CEO da Poleniza Soluções Empresariais, o franqueamento permite que as empresas criem uma rede de lojas ou pontos de venda, utilizando a marca e toda padronização de seus processos já validados, aumentando a presença e o reconhecimento em todo o território nacional.

No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de iniciar o processo de franqueamento. Fabrício afirma que é preciso validar se o modelo de negócio em questão é lucrativo e vantajoso para o investidor, caso contrário, o empresário deve buscar outras formas de alavancar o caixa de sua empresa. Ainda segundo Fabrício, outro ponto a ser levado em consideração, é possuir total conhecimento de mercado sobre o nicho de negócio ao qual está inserido, pois é este conhecimento que deverá ser transmitido aos franqueados da rede. Por fim, e talvez um dos pontos mais importantes é possuir o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), afinal, franquear é oferecer o direito de uso da marca e do conhecimento do franqueador.

A formatação de uma empresa em franquia, segundo o especialista, deve contemplar ainda, a padronização de seus processos de operação muito bem definidos. Dessa forma, um plano de negócios bem estruturado, facilita o empresário a traçar rotas, minimizar perdas, prever todo investimento necessário para a operação e ainda, prever toda expectativa de lucro dentre outros fatores.

Todas as informações sobre a empresa, incluindo o plano de negócios, manuais de operação, gestão, manuais de vendas, marketing, financeiro, recursos humanos dentre outros, devem ser documentadas para transmitir o know-how da franquia à toda rede junto com o suporte ao franqueado.

Por fim, para caracterizar uma empresa em uma franquia, é necessário que se desenvolva a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o contrato de franquia, em consonância à Lei nº 13.966 de 2019 (Lei de Franquia). Esses documentos darão aos interessados todo o conhecimento das regras, direitos e deveres de ambas as partes, franqueado e franqueador, bem como o acesso à informação financeira, tanto de investimentos, gastos e perspectivas de lucro.

Fabrício cita que o processo de franqueamento está aberto a todas as empresas que desejam expandir a marca desde que atendam a estes requisitos. Para isso, o empresário deve buscar no mercado profissionais e empresas especializadas para auxiliarem nestes processos documentais, estratégicos, jurídicos e comerciais.

Para saber mais, basta acessar https://poleniza.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

23 horas ago

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

23 horas ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

23 horas ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

23 horas ago