Categories: Comunicação

Mercado de franquias fatura mais de R$ 200 bilhões em 2022

O mercado de franquias continua a apresentar sinais de crescimento no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento fechou 2022 com faturamento de R$ 211,488 bilhões, 14,3% a mais do que no ano anterior. Na comparação com 2019, o crescimento foi de 13,2%, o que mostra que os impactos gerados pela pandemia já foram superados.

Apenas no quarto trimestre de 2022, o setor de franchising registrou um avanço de 12,6% na comparação com 2021, chegando a um faturamento de R$ 63,8 bilhões somente nos últimos três meses do ano. Essa é a melhor performance registrada nos últimos três anos.

O setor que apresentou o maior faturamento do ano foi o segmento de hotelaria e turismo, com crescimento de 24,5% em relação ao ano de 2021. O retorno do lazer e dos eventos presenciais aliado ao aumento do ticket médio das passagens aéreas colaboraram para a recuperação do segmento.

“O mercado de turismo está vivendo um ótimo momento. Havia uma demanda reprimida bem grande devido ao cenário de isolamento dos últimos dois anos, mas agora as pessoas voltaram a ter confiança em viajar. Estamos observando também uma mudança de comportamento dos brasileiros nesse cenário do novo normal. Uma pesquisa divulgada pela Meta mostrou que viajar está no topo da lista de desejos dos brasileiros, à frente até mesmo dos estudos e da compra da casa própria. Acredito que as pessoas perceberam a importância de aproveitarem os momentos de lazer ao máximo”, falou Djelly Girelli, diretor da franquia de turismo Voarmais.com.

A ABF também divulgou suas projeções para o setor de franchising em 2023. A perspectiva é de um crescimento entre 9,5% a 12% no faturamento, além de aumento de 4% no número de redes e 10% em empregos, o que demonstra o grande potencial do setor.

Com o aumento do número de operações e a expansão das redes de franquias, o setor apresenta novas oportunidades para empreendedores de diversos segmentos. O mercado de franquias está em constante evolução e adaptação, buscando inovação e tecnologia para manter-se atualizado e competitivo em um mercado em constante mudança.

“As projeções positivas e os dados recentes do setor de franquias no Brasil apontam para um crescimento consistente e uma recuperação sólida do segmento. O franchising continua a ser uma ótima opção para empreendedores que buscam investir em negócios comprovados e bem-sucedidos”, finalizou o diretor da Voarmais.com.

 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

GlobalLogic anuncia mudança de liderança: Srini Shankar designado Presidente e Diretor Executivo

A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…

2 dias ago

Ronald S. Lauder deixará o Conselho de Administração da The Estée Lauder Companies

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa

2 dias ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a concessão de um contrato de US$ 43 milhões na região do Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…

2 dias ago

Indústria prevê alta produtividade com IA

Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…

2 dias ago

Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina

2 dias ago

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a nomeação de Ibrahim Jaham Al Kuwari para o seu conselho de administração

Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…

2 dias ago