Em nível global, o mercado de vestuário é estimado em US$ 1,36 trilhão (R$ 6,87 trilhões, na cotação atual) e deve atingir US$ 1,78 trilhão (R$ 9 trilhões) em 2029. Os dados são de um relatório da empresa de consultoria Mordor Intelligence, que também aponta a Europa como a região mais forte para o setor ‒ embora o crescimento mais rápido esteja na Ásia.
De acordo com a análise, as vendas on-line tiveram uma grande expansão nos últimos anos. Se antes o cliente precisava ir pessoalmente até uma loja para efetuar a compra, hoje tudo pode ser feito por um celular ou computador.
“A maior exposição à Internet e ao comércio eletrónico entre os consumidores melhorou a consciência da moda e a disponibilidade de marcas de gama alta e produtos de edição limitada. O uso de influenciadores impactou a forma como as empresas comercializam seus produtos”, diz o relatório da Mordor Intelligence.
A CEO da Naguirre Shop (empresa especializada na produção e venda de vestuários para todo o Brasil), Nathalia Cercós Aguirre, aponta ainda outras tendências que marcam o momento atual do setor de vestuário.
“Há uma crescente conscientização sobre questões éticas e ambientais na produção de roupas. Além disso, a demanda por conforto e praticidade tem impulsionado o segmento de moda confortável”, afirma.
O termo “moda confortável” diz respeito, como o próprio nome sugere, a peças que combinem estilo com conforto. Também chamado de “moda comfy” (abreviação do inglês “comfortable”), o conceito explora tecidos leves e macios, de forma a priorizar o bem-estar de cada indivíduo.
“Com a mudança de prioridades dos consumidores em direção a estilos de vida mais relaxados e flexíveis, a moda confortável está ganhando destaque, oferecendo peças versáteis que podem ser usadas em diversas ocasiões”, explica Aguirre.
Segundo a CEO, a pandemia de Covid-19, que fez com que muitos aderissem ao trabalho remoto, levou as pessoas a valorizarem mais o conforto no dia a dia, sem abrir mão de se sentirem bem-vestidas.
Diante dos dados da Mordor Intelligence, Aguirre acredita que a previsão de crescimento do mercado de vestuário em geral “reflete a contínua demanda dos consumidores por novidades e qualidade, bem como o potencial de expansão em mercados emergentes”.
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