O consumo de games tem crescido de maneira significativa a cada ano. A Pesquisa Game Brasil 2022, elaborada com base em dados coletados por meio de respostas de 13.051 pessoas de todos os estados brasileiros, estima que 74,5% da população seja adepta de jogos eletrônicos – uma expansão de 2,5% com relação aos dados da pesquisa do ano anterior.
Esse aumento no número de consumidores tem alavancado o segmento de acessórios para games. Um levantamento realizado pela Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial, avalia que o mercado global de acessórios para jogos deve alcançar o patamar de US$ 15,4 bilhões até 2026, registrando um CAGR (compound annual growth rate, ou taxa composta de crescimento anual) de cerca de 12% durante o período de previsão (2021-2026).
Os acessórios para games englobam itens que não sejam nem hardwares e nem softwares utilizados nos sistemas de jogos eletrônicos. Nesse segmento destacam-se dispositivos como gamepads, mouses, teclados e consoles de jogos.
Marcelo Sztajn, diretor da OEX, fabricante de acessórios de tecnologia como fones gamers, afirma que, à medida que os jogos se tornam mais imersivos e com gráficos mais realistas, o mercado é compelido a inovar e oferecer acessórios capazes de aprimorar a experiência dos jogadores.
“Desde controles ergonômicos de alta precisão até headsets que proporcionam áudio imersivo, a indústria de acessórios gamers está sempre evoluindo e acompanhando a constante evolução da comunidade de jogos”, ressalta Sztajn.
A força dos e-sports
Outra tendência que também vem fomentando o mercado de acessórios é a popularização dos e-sports, competições de gamers performadas em ambiente virtual por jogadores profissionais ou amadores. O diretor da OEX salienta que esse nicho fez aumentar a demanda por equipamentos que auxiliam os jogadores a se destacarem nas competições, como teclados e gamepads sofisticados.
“A interseção entre a tecnologia de jogos, a realidade virtual e a inteligência artificial são outros pontos que têm inspirado o mercado a desenvolver acessórios que ampliam as possibilidades de imersão”, acrescenta o especialista.
Por fim, Marcelo Sztajn considera que a colaboração entre a indústria de games e o mercado de acessórios é fundamental para impulsionar a inovação e elevar os padrões do entretenimento digital, pois “é capaz de oferecer soluções que potencializam a diversão, o desempenho e a conectividade para jogadores de todas as plataformas e níveis de habilidade”.
Para saber mais, basta acessar www.oexgame.com.br
A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…
A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…
O Cloudera Copilot for Cloudera AI acelera a produtividade, aprimora a colaboração e apoia o…
Em uma conquista espetacular para a saúde pública, a Suécia anunciou que está quase alcançando…
A GoFundMe está lançando o GoFundMe Profiles, uma nova ferramenta criada para capacitar as pessoas…
Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25%…