Categories: Comunicação

Mês da Mulher: série de livros aborda mais de 60 relatos de mulheres de TI

Em comemoração ao mês da Mulher, o terceiro volume da série “TI de Salto” chega mais uma vez para reforçar a importância das mulheres que atuam com tecnologia, mas também, para abordar sobre a presença do universo feminino dentro da TI e da diversidade cultura e étnica e a visibilidade que elas possuem nos dias de hoje.

A obra foi desenvolvida pela empresária Sylvia Bellio, CEO e Cofundadora da itl.tech, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, atua pelo empoderamento feminino e é a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil.

Nos três volumes, a idealizadora acompanhou quase 70 histórias de mulheres que trabalham com T.I e outras áreas do setor como ciência e educação. Nesses relatos, a maioria é composta por trechos marcantes de desafios e situações machistas enfrentadas pelas autoras.

Importância do tema e da presença feminina no mercado de trabalho

Em 2019, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, apontou que somente 20% dos profissionais do setor de tecnologia são compostos por mulheres. Outra pesquisa também revelou que apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) eram mulheres.

Com o avanço da ciência, e um mundo cada vez mais digital e tecnológico, dessa forma, a tendência é ter cada vez mais empregos nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Diante disso, fica clara a importância de serem abertas novas oportunidades para que haja a inserção de mulheres no mercado de trabalho tecnológico e também em outras áreas e posições de destaque.

Visibilidade para diversidade dentro das empresas

Leda Regina Blagevitch, uma das mulheres presentes no terceiro volume da série de livros, é totalmente engajada com D&I (Diversidade e Inclusão), Customer Experience (CX) e Employee Experience (EX). Ela afirma que também é importante ter o compromisso em abraçar a diversidade e abrir espaço para todos, independentemente de raça, etnia, cultura e gênero.

“É preciso inovar e aumentar a criatividade das companhias e isso só é possível ao deixar os paradigmas de lado e dar espaço para a inclusão e a diversidade”, ressalta Leda.

Outra autora, Sueli Nascimento Gavranic dos Reis, também torce e é a favor da diversidade no ambiente profissional. É líder de Diversidade, Equidade e Inclusão de redes de Mulheres e Equidade Racial, além disso, também é membro da WOMCY, Mulheres do Brasil e SerMulherem Tech.

Tecnologia e sustentabilidade

Nota-se cada vez mais o uso de sistemas inovadores e tecnológicos sustentáveis que promovem a preservação do meio ambiente. Diversas empresas e startups já aderem ao selo ESG, que faz adoção ao uso de práticas sustentáveis dentro desse mundo corporativo. Por conta disso, cresceu também a demanda por profissionais da tecnologia em vários setores.

Sandra Bombardi é formada em Análise de Sistemas e Administração em Processamento de Dados pela PUC Campinas, com MBA em Gestão de Tecnologia e pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade e hoje dedica-se muito ao tema de Gestão de Pessoas em Tecnologia.

Ela ressalta que é necessário investir na adoção dessas práticas e também na inclusão de profissionais femininas que atuam dentro do setor. “Hoje a demanda está alta em torno de profissionais de tecnologia, principalmente para realizar procedimentos inovadores que não envolvam a poluição e contaminação do meio ambiente. Talvez essa seja a chance de oferecer mais oportunidades às mulheres”.

A busca pela igualdade entre todos os gêneros

Sylvia também já viveu situações parecidas e conta que superou e rompeu a expressão machista “o menino da TI”, quebrando diferentes barreiras para ganhar e receber tratamento igualitário.

“A realidade ainda pede muitas ações, posturas e uma atualização do nosso arcaico software cultural, aquele que roda nas cabeças do mercado, para que a inclusão se torne realidade e a tecnologia possa prosperar ainda mais com a contribuição de todos os gêneros”, finaliza.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Shoppings criam estratégias para a Black Friday

A Lumine, administradora de shopping centers em diferentes regiões do Brasil, revela expectativa de crescimento…

18 horas ago

UniFECAF EAD avança no cenário nacional com rede de polos

Marcel Gama visita Polos da UniFECAF e fala sobre o ensino a distância no Brasil

18 horas ago

FairFood lança plataforma on-line de consulta de lácteos A2

A FairFood anuncia o lançamento de uma plataforma que facilita o acesso a informações sobre…

18 horas ago

Designers oferecem soluções criativas para os desafios lançados na COP 29

Designers de diversas áreas estão utilizando sua criatividade, seu conhecimento técnico e sua capacidade para…

18 horas ago

Como o ensino a distância se conecta com o mercado no brasil

A evolução do EAD no Brasil, desde cursos por correspondência até plataformas digitais, ampliou o…

18 horas ago