Marcus Aurélio de Carvalho encerra ciclo de mais de cinco anos como apresentador da emissora pública. Com saída, programa ‘Todas as Vozes’ deixa a grade da MEC Rio
Emissora pública mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a MEC Rio sofreu baixa em seu time de comunicadores nesta semana. Desde esta quinta-feira, 22, a rádio não conta mais com os trabalhos de Marcus Aurélio de Carvalho. Em comum acordo, o apresentador deixa o veículo carioca depois de cinco anos e três meses. Durante o período, ele sempre esteve à frente do ‘Todas as Vozes’, que era exibido em pleno horário nobre do rádio. Era, pois o programa foi extinto junto à saída do âncora.
Leia mais:
Por meio de postagem no Facebook, Marcus Aurélio de Carvalho registrou diversos agradecimentos, que foram de integrantes da EBC ao público que nos últimos anos acompanhou o programa matinal. “Muito obrigado, ouvintes, equipes de produção, radiojornalismo, sonoplastia e administração. Muito obrigado parceiros dos quadros ‘O Rádio Faz História’, ‘Essa Letra Essa Música’ e ‘Atitude Inclusão’. Em sintonia, sempre!”, escreveu o comunicador que, antes de comandar o ‘Todas as Vozes’ na MEC Rio, passou por emissoras como Super Rádio Tupi e Rádio Globo.
Com a despedida de Marcus Aurélio de Carvalho e, consequentemente, o fim do ‘Todas as Vozes’, a direção da MEC Rio já definiu como ocupar a grade de programação. Nesta quinta, a emissora levou ao ar a primeira edição do ‘Rádio Sociedade’. Com a proposta de ser uma revista eletrônica, a atração visa abordar diversos temas, mas como foco central em educação e cultura. No ar de segunda a sexta, das 7h às 9h, o novo programa é apresentado por Dylan Araújo. Jornalista, ele é mestrando em tecnologias da comunicação e estéticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UF-RJ).
Novos desafios
Enquanto seu sucessor na programação da MEC Rio estuda para se tornar mestre, Marcus Aurélio de Carvalho já detém tal título acadêmico. Em agosto de 2018, ele concluiu — com aprovação — o seu mestrado pelo programa de pós-graduação em mídia e cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Para a dissertação, ele analisou a programação de rádios comunitárias. Com apenas 10% de visão, o fato de Marcus Aurélio de Carvalho se tornar mestre ganhou destaque na imprensa — sendo personagem de reportagem produzida por O Globo.
Apaixonado por rádio e com título de mestre, Marcus Aurélio de Carvalho segue sua trajetória profissional unindo os mundos da mídia e acadêmico. Na última semana, ele divulgou ter se tornado funcionário da Universidade Nove de Julho (Uninove) há dois meses. Na instituição de ensino, o comunicador atua na área de responsabilidade social. Em paralelo à faculdade, tem colaborado com a Rádio ONCB, projeto online sob responsabilidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil.