São Paulo – SP 31/8/2020 – Além do gerenciamento financeiro com objetivos contábeis, a conciliação também é muito importante para a saúde das empresas e processos de tomada de decisão.
A pandemia de covid-19 evidenciou um problema antigo de muitas empresas brasileiras: a falta de planejamento financeiro. Para além dos tempos de crise, é fundamental procurar formas de colocar tal planejamento em prática, seja por meio de pesquisas e sondagens ou com o auxílio de plataformas de gestão financeira.
Durante a crise, micro e pequenas empresas mostraram maior desgaste frente aos problemas evidenciados pela pandemia. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF), em estudo feito entre abril e maio de 2020, 45% dos gestores participantes afirmaram sentir dificuldades para definir novos rumos frente à pandemia.
Além disso, 15% dos negócios familiares enfrentaram conflitos em momentos de tomada de decisão. Por outro lado, 40% dos respondentes alegaram ter adotado uma conduta rápida e com alinhamento. Os dados foram divulgados na pesquisa Enfrentamento da Crise nas Empresas Familiares da Serra Gaúcha.
Recolhimento de impostos tende a acontecer de forma indevida em 95% das empresas
Um dos pontos que pode influenciar negativamente a gestão financeira de micro e pequenas empresas é o recolhimento de impostos. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 95% das empresas do Brasil recolhem seus impostos de forma indevida e, por isso, acabam pagando valores mais altos que o necessário.
Gestão financeira é fundamental
A gestão financeira é fundamental para a manutenção e consolidação dos negócios. Dessa forma, é preciso pensar para além do básico “sobreviver à crise”, já que, nesse processo, muitas empresas acabam definhando, e mesmo os sobreviventes seguem sofrendo com hábitos ruins na gestão do caixa. O assunto é complexo, e somente um bom gerenciamento financeiro pode trazer equilíbrio e inteligência à organização.
Os pequenos e microempreendimentos devem levar em consideração que a liquidez (capacidade de cumprir obrigações tributárias dentro do prazo de vencimento) não depende de bons resultados; ou seja: mesmo uma empresa com lucro contábil pode ter sérios problemas, e até quebrar. Assim, especialmente em tempos de crise, a gestão financeira é indispensável em todos os setores de empresas, uma vez que, nessas circunstâncias, há maior probabilidade de o caixa ser afetado.
Micro e pequenas empresas encontram em plataformas de gestão financeira a melhor solução para crises
O mercado exige que empresários de todos os setores e portes tenham um alto nível de controle sobre as finanças de seus negócio, principalmente durante crises econômicas, as quais trazem ainda mais complicações às empresas. Por isso, a plataforma de gestão financeira tem sido vista como uma solução ideal para aqueles que precisam de acompanhamento especializado.
Além do gerenciamento financeiro com objetivos contábeis, a conciliação também é muito importante para a saúde das empresas e processos de tomada de decisão – particularmente no que concerne ao orçamento empresarial -, permitindo a elaboração de avaliações de tendências sobre o futuro do negócio.
Nesse sentido, a Loopa, plataforma de gestão financeira, auxilia empreendedores dos mais diversos setores ao fornecer um sistema intuitivo que acompanha todos os recebíveis de cartões e o fluxo de caixa das empresas como um todo. Dessa maneira, garante-se a clareza sobre os processos e a confiabilidade aos serviços de conciliação bancária, adquirência e conciliação de cartão de crédito.
Ao navegar pelo site, o empresário conhece mais sobre a plataforma e os serviços que a conciliação bancária pode prestar a um estabelecimento comercial.
Website: https://www.loopa.digital/