Categories: Comunicação

Microfranquias crescem como opção para aumentar a renda

As microfranquias registraram um crescimento expressivo de quase 50% em 2022, impactando significativamente o faturamento anual do franchising, que ultrapassou os R$ 210 bilhões no ano passado, de acordo com o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O modelo de negócio faz parte do sistema de franchising e tem como diferencial o valor de investimento inicial reduzido e a operação enxuta, que possibilita ao empreendedor atuar de casa, sem necessariamente precisar ter uma estrutura em um ponto físico.

Além de poderem atuar de casa ou até mesmo fora do país, a maioria dos microfranqueados podem gerenciar a operação sozinhos ou com poucos colaboradores, tornando a manutenção da franquia mais barata. 

“As microfranquias são uma oportunidade para aqueles que querem ter o próprio negócio, mas só podem empreender com um capital menor. O modelo facilita o ingresso dessas pessoas ao sistema de franchising, já que os valores das taxas iniciais não podem ultrapassar os 105 mil reais. Geralmente são pessoas que inicialmente buscam aumentar a renda e veem no modelo uma forma de tornar isso realidade, uma vez que o franchising é considerado um dos sistemas de negócios mais seguros para investimento, já que oferece um modelo testado e validado antes de ser disponibilizado no mercado”, explicou o empresário Djelly Girelli, diretor da franquia Voarmais.com.

Atualmente, existem quase 11 mil microfranquias em operação associadas à ABF, sendo a categoria de Serviços e Outros Negócios, o segmento com maior predominância de redes. Além disso, quatro franqueadoras têm mais de mil unidades cada uma, segundo a ABF.

“O levantamento da ABF demonstra que os modelos de menor investimento vêm crescendo de forma acelerada, tendo como destaque operações virtuais e home based, mas não exclusivamente. Além disso, podemos observar também que outros mercados continuam a ver no franchising uma plataforma eficiente e ágil para expandir seus negócios”, falou a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo.

 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

2 dias ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

2 dias ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

2 dias ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

2 dias ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

2 dias ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

2 dias ago