O site Mídia Ninja anunciou que sua sede no Amapá foi “brutalmente atacada” na noite de domingo, 8. De acordo com o relato da organização, a Casa Fora do Eixo, centro de ativismo e cultura em Macapá onde funciona a redação local do portal, foi alvo da Polícia Militar durante a realização do projeto cultural “Domingo na Casa”.
“O público do evento e os moradores da Casa passaram por momentos de terror, com a invasão do espaço por diversos policiais fora do horário de serviço e também soldados fardados que apontaram armas, gritaram, agrediram com socos e chutes, ofenderam verbalmente, num verdadeiro linchamento moral contra as pessoas e o espaço, sem qualquer medida legal, sem mandado de busca ou qualquer prerrogativa jurídica para a ação”, disseram os responsáveis pelo site.
Ao descrever a ação da PM, o site afirmou que o motivo alegado para a truculência dos policiais foi de terem sido acionados para conter suposta “perturbação do sossego público”. A casa e todos seus cômodos foram revistados, dos quartos ao porão, e nada foi encontrado.
Além de revistar a casa, os oficiais detiveram participante do evento e o músico Otto Ramos, articulador do Fora do Eixo no Amapá e produtor cultural. Ambos foram conduzidos ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP). Segundo a Mídia Ninja, ambos permaneceram detidos em cela, seminus, por mais de uma hora, até a chegada do delegado para colher os depoimentos e as denúncias, “que serão formalizadas contra os envolvidos dentro dos marcos da lei e da garantia dos direitos constitucionais”.