Categories: noticias-corporativas

Migraflix e Facebook lançam formação gratuita de empreendedorismo para imigrantes internos e externos no Brasil

São Paulo, SP 19/2/2021 –

A Migraflix, organização social que promove a inclusão socioeconômica de refugiados e imigrantes no Brasil, apresenta o Projeto Impulsione com Facebook. Desenvolvido em parceria com a rede social, o programa de treinamento digital tem como objetivo estimular o empreendedorismo a milhares de imigrantes internos e externos no Brasil.

No curso on-line disponível no site migraflix.com.br/impulsione os imigrantes de todo o país terão acesso gratuito a conteúdos autorais práticos e didáticos que abordam: modelo de negócio, educação financeira, gestão e marketing, além de estratégias e ferramentas para impulsionar vendas nas redes sociais, entre outros. Em 2020, as restrições de segurança impostas pela pandemia da COVID-19 levaram os organizadores a apostar no formato digital.

“Esse momento atual nos desafiou a readaptar o projeto para atuarmos no plano digital. Ainda assim, estamos muito entusiasmados por poder realizar a segunda edição do Impulsione com Facebook como forma de inspirar empreendedores de diferentes partes do Brasil e do mundo a desenvolverem negócios e garantirem sua fonte de renda em um contexto de crise”, explica Jonathan Berezovsky, fundador e diretor-executivo da Migraflix.

Segundo levantamento do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) de 2019, os imigrantes investiram R$ 1,5 bilhões no Brasil entre 2011 e 2018. A maior parte dessas pessoas tem entre 20 e 39 anos, possuem ensino médio ou superior completo e são da Europa, Ásia, América Latina e Caribe. Por outro lado, no cenário nacional, a migração interestadual também tem sido um fator determinante para o desenvolvimento econômico de outras regiões; de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil tem cerca de 43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas.

Economia criativa e empreendedorismo

Produzidas pela Migraflix e Facebook, as videoaulas distribuídas em episódios semanais ensinam imigrantes e refugiados sobre como empreender no Brasil a partir de ideias simples que podem estar no cotidiano, além de esclarecer dúvidas comuns que muitos têm. “Uma das principais frentes de atuação do projeto é a economia criativa. Através de uma linguagem simples e acessível, no Impulsione com Facebook o público poderá descobrir que um aspecto autêntico da sua nacionalidade ou história, pode se tornar uma proposta de produto ou serviço”, acrescenta Camila Batista, vice-diretora da Migraflix.

Um exemplo é o casal sírio Yamam Saad e Mohamed Al Saheb, que possuem uma escola de língua árabe no centro de São Paulo. O cenário de pandemia os obrigou a digitalizar o negócio, tiveram que se reinventar para poder trabalhar on-line. Criaram um site onde os alunos acessam os conteúdos e assistem às aulas virtualmente.

Debora Nitta, Diretora de Global Customer Marketing do Facebook para a América Latina, ressalta a importância dessas parcerias: “Estamos vivendo um momento em que ser digital é essencial para a sobrevivência das empresas, especialmente as pequenas e médias. Oferecer treinamentos gratuitos em parceria com entidades que conseguem conectar o que o Facebook pode oferecer com as necessidades específicas da comunidade negra, dos empreendedores da periferia ou dos refugiados e imigrantes é uma maneira de apoiarmos ainda mais pessoas”, destaca.

A Migraflix quer apoiar outros empreendedores a superar o momento de crise. Fundada em 2015, a organização social atua na inclusão econômica e social de refugiados e imigrantes para a construção de seu protagonismo no Brasil. Com o propósito de conectá-los e capacitá-los para atuar no mercado de trabalho ou com empreendedorismo, os programas desenvolvidos pela organização, como Migralab, Raízes da Cozinha, Raízes da Cidade, Encontro e Meu Amigo Refugiado, geram renda à comunidade enquanto conscientizam a sociedade brasileira sobre a riqueza que a cultura e a diversidade proporcionam.

Quando uma empresa ou instituição contrata ou apoia um serviço cultural da Migraflix, ela gera renda aos refugiados e imigrantes, contribui para a valorização das suas culturas e, consequentemente, ajuda a integrar esses cidadãos à sociedade. Atualmente a Migraflix trabalha e dá suporte a refugiados e imigrantes de mais de 20 nacionalidades provenientes da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Website: https://www.migraflix.com.br/impulsione

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

12 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

12 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

13 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

13 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

13 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

13 horas ago