Segundo publicação realizada em janeiro no Jornal o Globo, a revista científica JAMA Psychiatry, realizou um estudo que comprova a eficácia da Prática de Mindfulness para o controle da ansiedade. Os resultados do estudo publicado apresentaram números que asseguram que o uso da medicação e a prática de Mindflulness são intervenções com eficácia semelhantes.
A prática de Mindfluness é a consciência da experiência no momento presente com aceitação e sem julgamento, em outras palavras quando se está consciente é possível experimentar o mundo como realmente é , e não apenas através das lentes do pensamento. Pensamentos são símbolos que representam a realidade, ou seja, formas de dar significado aquilo que se vivencia e não a realidade em si.
Os benefícios da prática de Mindfulness podem ser explicados por meio de sete características que representam os modos de viver no automático e na forma de atenção plena são:
1. Piloto automático x escolha consciente
2. Analisar x sentir
3. Lutar x aceitar
4. Ver os pensamentos como reais x tratá-los como eventos mentais
5. Evitar x aproximar-se
6. Viagem no tempo mental x permanecer no momento presente
7. Atividades exaustivas x tarefas revigorantes
A prática de mindfulness, também conhecida como atenção plena, consiste em ter uma mente de iniciante, ou seja , estar aberto para aprender uma nova habilidade; cuidado com a respiração de forma que seja percebida; olhar para dentro com afeto, como se o indivíduo fosse um melhor amigo; lidar com a dificuldade que pode surgir durante a prática, pois como em qualquer treinamento a habilidade exigirá constância e comprometimento; preparação do ambiente onde se fará a prática; percepção do modo de viver, no automático ou em atenção plena ao momento presente, o aqui e agora; preparação para o despertar de um novo mundo, ou seja, novas perspectivas; observar a realidade e perceber como se apresenta; permanecer em uma postura livre de julgamentos durante a prática; constância e disciplina levam aos resultados indicados no estudo citado; expansão da consciência do momento presente para melhora dos pensamentos; extinção de preocupação ou medo, pois é um treinamento que levará a conquista da prática correta.
Para a psicóloga Talita Padovan, o objetivo da prática é levar o indivíduo a ter uma consciência ativa de si mesmo, por meio da observação dos pensamentos, emoções e comportamentos que consistem também nas reações fisiológicas, como por exemplo, calor, taquicardia, tremor, sudorese, agitação interna e externa, dificuldade de concentração e pensamentos acelerados.
Um exemplo de prática simples para iniciantes e que poderá ser realizada sem ajuda guiada é a meditação de um minuto, que foi retirada do livro “ Atenção Plena (Mindfulness): Como encontrar a paz em um mundo frenético”
1. Sentar-se ereto em uma cadeira com encosto reto.
2. Se possível, afastar um pouco as costas do encosto da cadeira para que a coluna vertebral se sustente sozinha.
3. Os pés podem repousar no chão.
4. Fechar os olhos ou abaixar o olhar.
5. Concentrar a atenção na respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora do corpo.
6. Perceber as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração.
7. Observar a respiração sem esperar que algo de especial aconteça.
8. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.
9. Após alguns instantes, talvez a mente comece a divagar.
10. Ao perceber, traga a atenção de volta à respiração, suavemente.
11. O ato de perceber que a mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticas é central para a prática da meditação da atenção plena.
12. A mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não.
13. Ainda que se obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz.
14. Caso haja irritação ou tédio, perceber que essa sensação também deverá ser fugaz.
15. Seja lá o que aconteça, permitir que seja real.
16. Após um minuto, abre-se os olhos devagar e observa-se o local novamente.
A psicóloga Talita Padovan, enfatiza que a prática de mindfulness, não é um modelo somente de relaxamento, mas que também pode gerar incômodo e sofrimento. Isso acontece devido às experiências vividas de cada indivíduo que inicia a prática, porém o incômodo e o sofrimento são passageiros, pois ao final da prática se obterá alívio e autoconhecimento.
Sendo assim, mindfulness pode proporciona um espaço mental e junto com o espaço mental vem a liberdade de escolher como lidar com uma situação. Significa que, quanto mais pratica-se estar atento e consciente do momento presente, mais oportunidades se tem para que se faça escolhas melhores para a vida, para o outro e para o contexto ao qual está inserido.
Belkin, marca líder em produtos eletrônicos de consumo há 40 anos, apresentou hoje diversos novos…
YUNFU, China, Jan. 04, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Medicina do Sul da China desempenha…
Novas regras da ANS sobre descredenciamento de hospitais ampliou as normas de portabilidade para os…
Recurso online gratuito oferece mais de 1.200 artigos informativos, receitas, vídeos e podcasts de vários…
A Performa Web, agência de marketing digital full service com mais de 10 anos no…
Local onde foi gravado programa de verão atrai turistas e possui empreendimentos voltados para a…