Categories: noticias-corporativas

Ministério da Saúde recomenda tratar a deficiência de vitamina D nos pacientes com Covid-19

São Paulo, SP 4/6/2020 – A suplementação de vitamina D de rotina nas doses recomendadas diárias é eficaz porque eleva o nível de vitamina no sangue, melhorando a imunidade

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou nota informativa com orientações para o tratamento precoce dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Em meio as recomendações, chama a atenção a inclusão da dosagem de vitamina D dentre os exames considerados relevantes para o paciente com COVID-19 e o reforço da necessidade de tratamento da deficiência dessa vitamina, conforme a necessidade clínica de cada um.1  

Publicações cientificas têm relacionado a falta da vitamina D com uma maior mortalidade pela COVID-19.2,3 O médico ginecologista e especialista em vitamina D, Odair Albano, explica por que a vitamina D pode ser importante aliada para a melhora da imunidade e da evolução da doença.

“A presença de receptores em vários órgãos e células permite que a vitamina D produza diversas ações no corpo humano. Na imunidade a vitamina D participa nas duas fases: inata e adaptativa.

O novo coronavírus (Cov2) quando se multiplica e se espalha pelo corpo é capaz de atingir vários órgãos, em especial os pulmões, e pode causar um quadro de hiperinflamação pela grande liberação de citocinas pelos linfócitos que participam a resposta imune. A vitamina D estimula a imunidade inata constituída por células de defesa que tentam impedir a multiplicação do vírus e modula a imunidade adaptativa regulando a ação dos linfócitos e a produção de citocinas (grupo de moléculas relacionadas ao sistema imunológico), explica o especialista em saúde.

A suplementação de vitamina D de rotina nas doses recomendadas diárias ou semanais em gotas, comprimidos e cápsulas é eficaz porque eleva o nível de vitamina no sangue, melhorando a imunidade e reduzindo assim o risco das doenças respiratórias, como a Covid-19.

Orientação Ministério da Saúde

A nota informativa do Ministério da Saúde traz orientações sobre o diagnóstico e tratamento da deficiência de vitamina D nos casos já confirmados de COVID- 19. Mas, o médico lembra que a prevenção da deficiência em todos os momentos da vida é sempre mais importante.

“A suplementação em doses de 1000 a 2000 U.I (unidades internacionais) ao dia e doses maiores para os chamados grupos de risco, entre eles os idosos, nesse período de confinamento e diminuição da exposição solar é uma medida importante para manter os níveis adequados de vitamina D e uma boa saúde. A dose 1.000- 2.000 UI/dia é considerada pela legislação em vigor um suplemento nutricional eficaz, seguro e pode ser utilizada sem a necessidade de realização prévia de exame de sangue para avaliação dos níveis de vitamina D”, finaliza o médico.

Referências:

1https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/May/21/Nota-informativa—Orienta—-es-para-manuseio-medicamentoso-precoce-de-pacientes-com-diagn–stico-da-COVID-19.pdf

2Ilie, P.C., Stefanescu, S., Smith, L. The role of vitamin D in the prevention of coronavirus disease 2019 infection and mortality. Aging Clinical and Experimental Research. Maio 6, 2020.

3Northwestern University. Vitamin D levels appear to play role in COVID-19 mortality rates: Patients with severe deficiency are twice as likely to experience major complications. ScienceDaily. Maio 7, 2020.

4Panarese A, Shahini E. Letter: COVID-19 e vitamin D. Aliment Pharmacol Ther. 2020 May;51(10):993-5.

Website: http://www.maquinacohnwolfe.com

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Órgãos projetam crescimento de 3% no PIB da construção civil

Com base nos resultados de 2024, especialista revela otimismo em relação ao mercado imobiliário para…

13 horas ago

Universidades divulgam vagas ofertadas para Medicina no SISU

Por meio do Termo de Adesão, os candidatos interessados devem ficar atentos a detalhes como…

13 horas ago

Saber Social e Descomplica oferecem faculdade de graça

Parceria entre Instituto Saber Social e Faculdade Descomplica prioriza mulheres de Sumaré e Hortolândia, oferecendo…

13 horas ago

Escritórios abrem portas para os pets e colhem benefícios

Implantar um ambiente de trabalho pet friendly requer um planejamento estratégico que envolva a adaptação…

13 horas ago

Aplicações Versáteis para Robótica Leve para Fins Gerais da Wisson Robotics Brilham na CES 2025

LAS VEGAS, Jan. 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- O estande da Wisson Robotics na CES…

13 horas ago

Cirium lança o primeiro assistente GenAI do setor para desempenho pontual

O premiado OTP Awards AI facilita a análise dos resultados de Pontualidade de 2024 da…

13 horas ago