O setor de comunicação corporativa foi um dos mais impactados por mudanças, principalmente em decorrência da digitalização da área e da forma de consumo da informação no contexto pós-pandêmico. Soma-se a isso, os momentos de definições das políticas econômicas e, por consequência, as mudanças no setor de serviços. E, evidentemente, as agências de comunicação brasileiras acompanham o momento da economia. Segundo o Termômetro Abracom, pesquisa realizada pela Associação Brasileiras de Agências de Comunicação (Abracom), 64% das agências tiveram receitas acima de 5%. Para 58% delas, a lucratividade foi maior e para 30% o aumento do lucro esteve acima de 15%. A expansão das equipes também teve alta para 56% das agências em 2022.
Em consonância com as tendências e demandas do mercado, a Mira Comunicação – nascida em 2014 com foco em assessoria de imprensa, já tem atuado desde 2018 como agência de Comunicação 360°, oferecendo soluções estratégicas em PR, produção de conteúdo e gestão de redes sociais. No entanto, foi em 2022 que a estruturação das áreas PR Strategy, Content, Digital e Design foram consolidadas, marcando também o crescimento da agência que, desde 2020, triplicou o seu número de colaboradores, hoje composto por uma diversidade de jornalistas, relações-públicas, publicitários e designers. São cerca de 30 colaboradores que atuam em formato híbrido na sede da agência, no bairro da Bela Vista, na capital paulista, e atendem clientes em todo Brasil e também no exterior.
O novo posicionamento da Mira marca o momento atual da agência, alinhado às demandas e tendências do mercado de comunicação corporativa. Com caráter instrucional, a agência vem utilizando a comunicação estratégica para potencializar a reputação e a influência das marcas em que atuam, colocando-as em evidência em um mundo interconectado.
“Existe um processo natural de reestruturação das agências de tempos em tempos, principalmente por conta das mudanças e atualizações que acontecem com frequência no mercado de comunicação. Nosso rebranding chega para marcar esse momento da agência, mais atualizado e integrado, em que a expansão de atuação da Mira vem ocorrendo de forma orgânica e significativa”, explica Diego Ramalho, fundador e CEO da Mira Comunicação.
Ele ainda comenta que, desde a sua fundação, a agência tem atuado com mais ênfase no setor de educação, mas incorporando contas de áreas correlatas, como terceiro setor, eventos, finanças, startups, cultura, tecnologia, institutos de pesquisa, e outros, que também têm um olhar focado em transformação e impacto, com geração de conteúdo educativo para a opinião pública. “Essa visão que estamos inserindo na Mira retrata nosso DNA instrucional, um diferencial importante na construção de narrativas para conectar marcas e pessoas”, complementa.
Entre as novidades desse reposicionamento, mantendo a essência e os valores da marca, estão a oferta de serviços integrados para além do plano de PR e assessoria de imprensa. “Nós tivemos como carro-chefe da agência a atuação em assessoria de imprensa e gerenciamento de crises, mas desde o início da nossa ampliação para gestão de redes sociais e produção de conteúdo para blogs e SEO, realizamos investimentos para tornar cada solução mais integrada a um plano macro de Comunicação 360°. O ano de 2022 marcou a nossa estruturação interna para fortalecer ainda mais a qualidade do atendimento com nossos parceiros, uma das premissas da agência e que resulta em amplo entendimento das marcas com as quais atuamos”, comenta Juliana Miranda, sócia e também CEO da agência.
Entre os diferenciais da Mira estão o relacionamento com os clientes a partir de uma relação pautada por uma conexão amistosa, franca e assertiva, a geração de resultados alinhados aos propósitos e objetivos das marcas e o refinamento na cultura organizacional. “Não abrimos mão de estabelecer uma relação próxima e profunda com nossos parceiros. Foi assim que crescemos até aqui e pretendemos expandir, tendo o cliente como ponto central para o entendimento aprofundado das estratégias que colocamos em prática”, acrescenta Miranda.
Nesse reposicionamento, também está incluída a nova identidade visual da marca. O site da agência (www.miracomunica.com.br) está de cara nova e as redes sociais estão munidas de conteúdos relevantes, com novo visual, buscando fomentar discussões que permeiam o mercado de comunicação, com tendências, ferramentas e artigos de opinião. Além disso, houve atualização do logotipo com novas cores e formas que inspiram movimento e conexão, em sinergia com a atuação da agência.
O futuro é hoje
“Vimos nos últimos anos o aumento da necessidade de as marcas construírem reputação e estabelecerem bons relacionamentos com seus públicos por meio de uma comunicação transparente e alinhada a propósitos, algo que se intensificou após a pandemia. Por isso também ampliamos a prestação de serviços, ofertando plano estratégico de PR, gestão de crise, assessoria de imprensa, gestão de mídias digitais para marcas e Personal Branding, tudo isso de forma integrada e contando com uma equipe capacitada que reforçam nossos diferenciais, valores e a nossa essência”, explica Ramalho.
Segundo Juliana, a sociedade não aceita mais marcas que não conversam com propósitos e transparência na comunicação é fundamental. Esse olhar humanizado, com foco na agenda ESG, por exemplo, é algo que está sendo reforçado nas ações da agência.
Entre os parceiros atuais que atuam com Gestão de Comunicação 360° na Mira Comunicação estão, por exemplo, Red Balloon, Qstione, Editora Serena, TestWe e Programa Semente. O portfólio da agência conta com editoras, grupos de educação, franquias, associações de classe, startups, edtechs, fintechs, gestoras de investimentos, além de multinacionais e empresas dos setores de eventos, negócios, finanças, saúde e terceiro setor.
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios