Morreu na sexta-feira, 25, o radialista João Marques, uma das vozes mais conhecidas de ‘A Voz do Brasil’, programa que ele começou a apresentar em 1974. O profissional foi um dos grandes locutores do país e do início do rádio em Brasília.
O radialista mudou-se do Rio de Janeiro para a capital federal em 1961 e passou por diversas emissoras, como a Nacional, a Educadora, a Alvorada e a Rádio Senado, onde atuou até 2009.
João Marques apresentou o ‘Jornal do Senado’, dentro do programa ‘A Voz do Brasil’, pela primeira vez em 1974. Ficou 35 anos como titular do posto. Com a criação da Rádio Senado, em 1997, liderou o time de locutores da emissora. Também emprestou sua voz marcante a diversos programas premiados da Rádio Senado, como o ‘Brasil 500 anos’. Ouça aqui trechos da voz do locutor.
O primeiro diretor da Rádio Senado, Silvio Hauagen, lembra que o radialista foi o responsável pela primeira transmissão da emissora, em 29 de janeiro de 1997. “O João Marques foi a primeira voz a surgir na programação da Rádio Senado. João Marques é um nome que dispensa maiores comentários, conhecido nacionalmente. Não há quem desconheça a voz do João Marques”.
Tendo se aposentado em 2003 como servidor efetivo do Senado, não demorou muito para que João Marques voltasse a comandar ‘A Voz do Brasil’, desta vez como terceirizado. O afastamento definitivo só veio mesmo em 2009, com a realização de concurso público na área de locução para a Rádio Senado. Naquela ocasião, o profissional saudou os novos locutores concursados que tomavam posse.
“Gente, vocês estão fazendo a partir de agora aquilo que eu sempre sonhei, ser locutor de rádio. Eu agradeço muito a Deus por ter tido essa oportunidade nessa empreitada. Parabéns!”, disse ele.
A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Angela Brandão, lamentou o falecimento do locutor em nota de pesar e registrou sua contribuição como servidor e locutor da emissora.
“Mesmo aposentado do Senado Federal, João Marques continuou trabalhando na Casa até 2009, exercendo sempre com brilhantismo e competência a apresentação de programas jornalísticos e culturais. Uma personalidade inteligente, afável e gentil, Joãozinho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, vai deixar saudade enorme em todos aqueles que tivemos a oportunidade de com ele conviver. É uma perda irreparável para o Rádio no Brasil”, afirmou Angela.
João Marques morreu aos 84 anos. Ele estava internado por conta de uma pneumonia e teve um infarto na sexta-feira, 25. Ouça aqui a homenagem ao radialista feita durante a edição do ‘Jornal do Senado’ na edição de ‘A Voz do Brasil’ de sexta-feira.
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…
Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…
A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…
Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…
Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…