Categories: noticias-corporativas

Mulheres curitibanas lançam Titubá Produções

Curitiba, Paraná 11/5/2020 – Titubá é a reunião de mulheres tomando decisões, pensando juntas, movendo uma ideologia, e produzindo arte do seu próprio jeito

Em plena quarentena surge Titubá, uma produtora audiovisual formada apenas por mulheres. A Titubá Produções nasceu após o desenvolvimento do curta “Eu estou aqui – mas não queria”, lançado neste dia 8 de maio no YouTube. Um filme em formato de vídeo-poema que aborda de forma delicada uma realidade que atinge muitas mulheres: o abuso.

“Escrevi o texto em que percebi que precisava romper com silêncio há muito tempo guardado e ao me aproximar e ouvir as histórias de outras mulheres encontrei relatos semelhantes. Surgiu então, a necessidade de compartilhar o texto com o máximo de pessoas possível, aproximar as palavras e as vivências para que mais mulheres se encontrem e se apoiem… Esse processo de produção foi tão enriquecedor que percebemos que não deveríamos parar ali.”- Conta Jéssica Andrade, roteirista do filme que deu origem à Titubá Produções.

A produtora provém da busca por desenvolver projetos autorais que façam com que as espectadoras se identifiquem, compondo as narrativas a partir dos olhares dissidentes de mulheres com diferentes talentos trabalhando para criar um espaço próprio de expressão artística. É pensando nessa multiplicidade e união que a produtora baseia seus pilares: empoderamento, sororidade, acolhimento, segurança e reconhecimento, trazendo um olhar sensível e ao mesmo tempo potente, como os olhos de Tituba, considerada a primeira bruxa negra de Salém.

Como o projeto foi gerado por mulheres, a escolha do nome veio de forma natural, conjunta e poderosamente representada por TITUBA, mulher enigmática e sábia, que foi acusada e se declarou réu-confesso no famoso julgamento das Bruxas de Salém, mas com astúcia e inteligência conseguiu reverter o veredito que a levaria à fogueira e ser inocentada. Através do entendimento sobre a história de Tituba, veio a certeza de que seria o nome perfeito para representar esse trabalho.

“A Titubá busca desenvolver projetos artísticos que façam com que os espectadores se identifiquem e que de alguma forma, essa mensagem possa ajudar o próximo.” – Gabriela Rodrigues – fotógrafa e editora da Titubá

Assumindo seu papel, a produtora criada em Curitiba no Paraná, luta por seu espaço enquanto mulheres que produzem conteúdo cultural, brindando às referências femininas históricas criminalizadas por serem mulheres e por serem livres – as bruxas de Salém.

“A maioria das produtoras de filmes (ou de qualquer coisa rs) são comandadas por homens e tem equipes com poucas mulheres ou nenhuma. Nós trazemos outra linguagem, outras ideias, a nossa visão.” – Isabela Café – artista de som

A junção de mulheres, e apenas mulheres, para produzi-lo gerou uma grande rede de apoio, onde todos os encontros para ensaio, pré-produção, gravação e finalização era também um espaço catártico para compartilhamento de histórias pessoais e cotidianas de abusos, silenciamentos, dores, de espinhos quase invisíveis.

“A Titubá pra mim é mais que um trabalho, é a minha ligação com pessoas incríveis e positivas que fazem com que me sinta sempre capaz de conquistar muitas coisas além da arte.” – Fabiana Milhas – produtora

O filme e todo o seu processo de produção traz a semântica da cura e da representatividade. De uma mulher se enxergando na outra e se reconhecendo em cada fala. A cada frase, mais nítido fica o entendimento que é possível romper o ciclo de violência e criar uma corrente de apoio mútuo.

“Os vários encontros em alguns projetos audiovisuais entre nós e as experiências compartilhadas a partir deles fizeram óbvia a necessidade de nós, enquanto mulheres, assumirmos o controle de nossas próprias histórias e dos nossos próprios jeitos de contá-las… A produtora então fica representada pela identidade latina, não branca e astuta, que consegue, com sua sabedoria, dobrar uma sociedade tosca e moralista (muito parecida com a nossa).” – Nathalia Tsiflidis – Diretora e produtora

É de toda essa força vinda de Tituba que Gabriela Rodrigues, Jéssica Andrade, Fabiana Milhas, Isabela Café e Nathalia Tsiflidis buscam o ímpeto para seu trabalho. Uma reunião de mulheres tomando decisões, pensando juntas, movendo uma ideologia, e produzindo arte, o que há 328 anos atrás seria certamente um caminho para a fogueira, hoje traz a ressignificação de que isso é, de fato, motivo de orgulho.

Serviço:

Lançamento do filme “Eu estou aqui, mas não queria”

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pQNULp2vxc0

YouTube: Titubá Produções

Instagram: @TitubaProduções

Facebook: @TitubaProduções

Assessoria de Comunicação: Amanda Lyra

Website: https://www.instagram.com/titubaproducoes/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

1 dia ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

1 dia ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

1 dia ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

1 dia ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

1 dia ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

1 dia ago