Opinião

Mulheres ainda são minoria no jornalismo brasileiro

Mais de 15 mil mulheres estão ativas na imprensa brasileira. Número representa 37% do mercado do jornalismo no país

As mulheres formam a maioria da sociedade brasileira, conforme dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No jornalismo, contudo, tal regra não se aplica. A força feminina ainda representa menos da metade do setor. Atualmente, 15.654 mulheres jornalistas estão empregadas em veículos de comunicação. Apesar de estar na casa dos milhares, o número representa somente 36,98% do mercado da imprensa no país. Isso porque há empregos ativos para 26.678 jornalistas do sexo masculino. Os dados foram colhidos do Workr, plataforma de comunicação corporativa desenvolvida pelo Comunique-se, em plena manhã desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher.

Na proporção de mulheres trabalhando em meio de comunicação, televisão e rádio estão em lados opostos. A mídia de TV é a única em que representantes do time feminino compõem mais da metade dos campos disponíveis de trabalho. Entre canais abertos e pagos são 4.040 mulheres jornalistas empregadas, contra 4.007 homens — fechando a conta em 50,21%. Em emissoras radiofônicas espalhadas país afora, o resultado é totalmente diferente. São 11.182 homens trabalhando, enquanto há apenas 2.284 comunicadoras (20,5% do total). O mapeamento se refere apenas a cargos relativos a funções jornalísticas, como repórter, apresentadora e diretora de redação.

Você sabia? Hoje, o Brasil conta com 15.654 mulheres jornalistas empregadas em veículos de comunicação

Depois da televisão, o meio online é o que mais emprega jornalistas mulheres no Brasil – levando em consideração números absolutos. Nessa divisão, elas são 3.838. Número que representa 42,46% do total da área, já que eles somam 5.202 empregados. Porém, quem proporcionalmente está mais próxima da presença feminina como na TV é a parte de revistas. Dos 3.366 jornalistas que atualmente estão atrelados a alguma empresa do setor, 48,46% são mulheres. São 1.736 homens e 1.631 comunicadoras. Com mercado incipiente por aqui, o núcleo de agências de notícias figura com equilíbrio entre gêneros, pois elas representam 47,67% (276 mulheres X 303 homens). Por fim, a divisão em jornal é a seguinte: 4.962 homens e 3.117 (38,58%) mulheres.

Por meio de comunicação

Jornalistas Empregados no Brasil

% de Mulheres

Geral

Homem Mulher 36,98
42.332 26.678

15.654

Empresários de Comunicação

Geral

Homem

Mulher

25,00

860 645

215

Executivas de Veículos de Comunicação

Geral

Homem

Mulher

32,18

6.954 4.716

2.238

Revista

Geral

Homem Mulher 48,46
3.366 1.735

1.631

Jornal

Geral

Homem Mulher 38,58
8.079 4.962

3.117

Televisão

Geral

Homem Mulher 50,21
8.047 4.007

4.040

Rádio

Geral

Homem Mulher 20,50
14.066 11.182

2.884

Internet (sites e blogs)

Geral

Homem Mulher 42,46
9.040 5.202

3.838

Agências de Notícias

Geral

Homem

Mulher

47,67
579 303

276

No geral, contabilizando todos os meios de comunicação a soma de empregos de mulheres ultrapassa o número de 15.564. O fato ocorre porque há jornalistas com mais de um emprego ativo na mídia. É o caso de Míriam Leitão. Integrante da galeria de “Mestres do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se nas divisões falada e escrita da categoria ‘Economia’, ela colabora com quatro veículos mantidos pelo Grupo Globo. É comentarista do ‘Bom Dia Brasil’, na TV Globo. É apresentadora na GloboNews. Mantém coluna – impressa e online – em O Globo. E também é responsável pelo boletim diário ‘Dia a Dia da Economia’, que é veiculado pela rádio CBN.

Míriam Leitão. Jornalista está em TV, jornal e rádio (Imagem: divulgação/Prêmio Comunique-se 2016)

Empresárias e executivas

Mulheres que comandam redação têm sido prestigiadas no Prêmio Comunique-se. Nos últimos quatro anos, três representantes do gênero feminino conquistaram a categoria ‘Executivo de Veículo de Comunicação’ do evento reconhecido por ser o “Oscar da Comunicação”. As recentes vitórias não simbolizam, entretanto, o mercado geral do país. Contabilizando os cargos de diretora, diretora de redação, editora-executiva, editora-chefe, redatora-chefe, presidente e vice-presidente, as mulheres são menos de um terço. Nesses postos de liderança são 2.238 mulheres. Montante que representa 32,18%, pois os gestores do sexo masculino são 4.716. A equipe feminina também é minoria como proprietárias de órgãos de comunicação social: 215 X 645 homens.

No geral, entre presenças nos meios e cargos de comando, as comunicadoras esperam que o desequilíbrio diminua o quanto antes — o que vai além de ter edições de telejornais ancorados somente por mulheres em datas como o 8 de março, por exemplo. Que de forma rotineira as redações espalhadas pelo país façam com que todo dia seja delas, mulheres jornalistas.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Condutor Legal passa a se chamar Flow Multas em nova fase

A mudança reflete um novo momento da marca, mais moderna, tecnológica e alinhada com a…

1 dia ago

PRD Therapeutics anuncia início do primeiro estudo em seres humanos para PRD001

A PRD Therapeutics, Inc., uma empresa em estágio clínico com foco em desenvolver novos reguladores…

1 dia ago

Tecnologia pode impulsionar aprendizado durante as férias

O tempo de tela de qualidade motiva os alunos a manterem o cérebro ativo durante…

1 dia ago

Aporte reforça digitalização do food service no Brasil

Com projeção de crescimento médio anual de 7% até 2029, o mercado de Food Service…

1 dia ago

Prestex, Senai e LATAM Cargo oferecem imersão em Logística

Prestex investe para oferecer experiência prática na formação dos novos profissionais, com cases reais da…

1 dia ago

Por economia, produtos recarregáveis ganham força no mercado

Mercado global deve atingir US$ 150 bi até 2030; pilhas e baterias recarregáveis oferecem custo-benefício e menor…

1 dia ago