Categories: noticias-corporativas

Mulheres priorizam inovação na gestão das propriedades rurais

26/5/2021 –

Seja para realizar um manejo mais inteligente, se relacionar com fornecedores ou realizar transações comerciais, o uso das plataformas digitais está cada vez mais presente na tomada de decisão dos produtores rurais. No Brasil, a preferência dos fazendeiros por estes canais passou de 36% para 46% nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa “A Mente do Agricultor Brasileiro na Era Digital” da McKinsey & Company. E, quando o assunto é inovação no campo, as mulheres têm se tornado cada vez mais protagonistas.

A produtora Carla Rossato, que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Mulheres do Agro, em 2019, na categoria Grandes Propriedades, é um bom exemplo. À frente das fazendas de grãos da família, ela vem implementando soluções digitais para um controle mais eficiente das propriedades rurais e, foi por meio dela, que, em 2000, seus familiares tomaram conhecimento de tais ferramentas para uma gestão mais inteligente.

“Me questionaram bastante sobre o investimento em tecnologia ser alto, mas sempre disse que o pior seria não acompanhar as mudanças”, lembra Carla, que desde então vem utilizando os recursos da agricultura de precisão. Entre eles, maquinários que mapeiam a lavoura e permitem fazer a correção do solo em taxa variável, ou seja, cada talhão só recebe a quantidade de fertilizante que precisa. “Tudo isso resulta em um cruzamento de informações que, posteriormente, me permite avaliar a produtividade, se foi maior ou menor e identificar o porquê”, explica.

Por meio do Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer, Carla também coleta e processa dados de campo automaticamente, além de avaliar a performance de cada talhão do plantio à colheita. Isso permite que a produtora aumente a produtividade e decida com base na análise de dados. “O Climate FieldView™ oferece uma soma de informações. Com isso, consigo ter uma tomada de decisão mais rápida e, consequentemente, aumentar minha produção”, disse a produtora.

Tecnologia é aliada na tomada de decisões

Luciana Dalmagro é outra produtora na vanguarda das inovações do campo. Vencedora da edição do ano passado do Prêmio Mulheres do Agro na categoria Grandes Propriedades, ela se destaca pela gestão sustentável dos aviários da fazenda Alta Conquista, que está totalmente sintonizada com a temática ESG, sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Localizada em Sales Oliveira, na região de Ribeirão Preto (SP), a propriedade é focada na produção de aves de corte para exportação e chama à atenção pelo alto índice de sustentabilidade. Entre os diferenciais da fazenda, está a solução encontrada para manter o conforto térmico dos frangos, que demandam um ambiente aquecido em metade do tempo que passam dentro do galpão. “O aquecimento era feito por lenha e o operador abastecia a fornalha manualmente”, explica.

Mas o sistema não mantinha a temperatura homogênea nos 14 galpões de alojamento, o que levou Luciana a procurar uma nova maneira de otimizar o aquecimento. A solução encontrada foi o gás GLP – opção mais sustentável e que proporciona um fluxo constante de energia em ambientes abertos e fechados, por meio de diferentes sistemas.

“Todos diziam que era um investimento muito caro, mas como temos um forte viés de inovação, optamos por tentar. E foi um sucesso! A tecnologia garante o bem-estar dos operadores, que não precisam mais carregar madeiras, além de possuir uma queima mais limpa do que a lenha”, finaliza Luciana.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

15 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago