O público da região metropolitana de São Paulo passa a ter mais uma opção de telejornal pelas manhãs. Telejornal, não. Noticiário que visa ser um produtor de conteúdo multimídia. Com esse pensamento, a Band levará ao ar a partir da próxima segunda-feira, 5 de agosto, o ‘Bora SP’. No ar de segunda a sexta, das 7h às 9h, e com transmissão simultânea pelo YouTube, o programa será apresentado por Joel Datena e Laura Ferreira. Além da dupla na bancada, a atração chega para colocar em prática o conceito batizado de “uma só Band”. Para isso, fará uso de materiais vindos de outros veículos do Grupo Bandeirantes — como Rádio Trânsito e Arte 1. Contará, ainda, com presenças de comunicadores nativos de outras mídias, caso do “curioso” Marcelo Duarte, da Rádio Bandeirantes e BandNews FM.
Os detalhes do ‘Bora SP’ foram apresentados à mídia especializada e ao mercado publicitário em coletiva organizada pela Band no início na tarde desta terça, 31. Tendo por propósito se pautar com o que ocorre na Grande São Paulo, o programa teve o Mercadão Municipal da capital paulista — mais especificamente o bar Mortadela Brasil — como palco para o evento de lançamento. Conduzido pelo gerente de comunicação do Grupo Bandeirantes, André Rizzatto, o encontro reuniu os dois apresentadores, André Luiz Costa (diretor-executivo de jornalismo da Band) e Caio Luiz de Carvalho (diretor geral da emissora na praça São Paulo). O quarteto reforçou que o telejornal buscará ser ágil e dinâmico, além de valorizar uma linguagem simples e dar voz ao público, que poderá participar de diversas formas.
A agilidade do ‘Bora SP’ será acompanhada para além da telinha. Ao responder questionamento feito pela reportagem do Portal Comunique-se, André Luiz Costa explicou as razões que levaram a transmitir o programa no canal de jornalismo da Band no YouTube. “É o caminho interligar as mídias, com gente da internet sendo impactado pelo conteúdo vindo da TV”, contou. “Vemos que podemos aumentar o nosso alcance em todas as mídias”, reforçou o executivo. Além da plataforma de vídeos do Google, o mais novo produto jornalístico já possui contas ativas no Facebook, Instagram e Twitter. O espectador poderá interagir por meio das páginas nas redes sociais e mandar mensagens via WhatsApp, pelo número 11 999-010-203. Pelas mídias digitais, a interação com o público se dará ao longo de todo dia, pontua o diretor.
A começar pelo nome, o mais novo telejornal da Band quer fazer uso de uma comunicação simples para se destacar junto à audiência. Bordões e até gírias estarão liberadas. Para isso, Joel Datena foi o escolhido para ser o titular na bancada. Com experiência à frente de programa de pesca, na versão goiana do ‘Brasil Urgente’ e como folguista da edição nacional do noticiário policial, ele revela que não se espelha em nenhum profissional da imprensa para se moldar enquanto comunicador. Na coletiva, ele destacou que tenta seguir no telejornalismo o modelo de trabalho desempenhado por Amácio Mazzaropi (1912 – 1981) no cinema nacional. “Sou fã dele!”, exclamou o apresentador do ‘Bora SP’. “É impressionante e inacreditável ver o que ele conseguia fazer com uma câmera e uma comunicação simples”, elogiou o icônico ator e cineasta. “E para mim a simplicidade é o segredo de tudo”, complementou o jornalista.
Na apresentação, Joel Datena terá a companhia de Laura Ferreira. A estreia do ‘Bora SP’ marcará o retorno de Laura Ferreira à bancada da programação matinal da TV Bandeirantes. Titular do ‘Café com Jornal’ (que a partir da próxima semana será exibido das 6h às 7h) de abril de 2015 a setembro de 2017, ela vinha atuando como editora de meteorologia no ‘Jornal da Band’. “Estou super animada. Vai ser um telejornal leve e dinâmica”, disse. De volta ao posto de apresentadora, ela deixa a função voltada a informações sobre clima e tempo. Área que aliás é ligada a sua formação acadêmica. Graduada na área de ciências atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP), começou a prestar serviços para a mídia. Resultado? Gostou da atividade e, posteriormente, cursou radiojornalismo.
Multimídia e pondo em prática a máxima de “uma só Band”. Dessa forma, o ‘Bora SP’ investe em profissionais que atuam em outros veículos do Grupo Bandeirantes. Um exemplo é Maiara Bastianello, que recentemente deixou a BandNews FM para ser repórter exclusiva da nova atração jornalística da TV. Com a mudança de meio, ela revela que vem contando com o apoio de toda “família” do conglomerado de mídia. Agora dedicada à televisão, tem recebido dicas e conselhos de profissionais como Sônia Blota, Juliano Dip e Fabio Pannunzio. Na nova função, ela tem se dedicado à produção de videorreportagens. Materiais que poderão ser aproveitados diretamente pelas páginas do telejornal nas redes sociais. “Cada vez mais a gente é multimídia. A gente está na rua e já tem esse olhar: já tira uma foto de bastidor e publica”, exemplifica.
Apresentador do ‘Você é Curioso’ (Rádio Bandeirantes) e ‘É Brasil Que Não Acaba Mais’ (BandNews FM), Marcelo Duarte é outro reforço interno do Grupo Bandeirantes de Comunicação para o ‘Bora SP’. Na atração televisiva, ele terá um quadro, batizado de ‘CurioCidade’. Semanalmente, ele destacará algo curioso relacionado a algo ou alguém da Região Metropolitana de São Paulo. Sobre esse trabalho, ele já adiantou o tema da estreia do quadro. “Começo apresentando uma colecionadora de quebra-cabeças, que está no Guinness Book. É uma história muito divertida porque muita gente monta um quebra-cabeça e depois desmonta e guarda na caixa. Essa colecionadora, não. Ela tem um quarto reservado na casa para deixar em exposição todos os quebra-cabeças que ela já montou”, adiantou o curioso jornalista, que seguirá desempenhando suas funções no meio radiofônico.
Fora Maiara Bastianello e Marcelo Duarte, o ‘Bora SP’ contará com outros repórteres e comentaristas. Confira, abaixo, o time completo que aparecerá à na tela da Band a partir de 5 de agosto:
Além de equipe fixa e quadros, o ‘Bora SP’ fará uso de jornalistas e produtos de outros veículos da casa. Profissionais das rádios Bandeirantes e BandNews FM, por exemplo, poderão fazer participações ao vivo no telejornal. Materiais produzidos pelos canais Arte 1, BandNews TV e Terra Viva também poderão ter vez na televisão aberta. A equipe do Arte 1, por exemplo, será responsável por um boletim semanal com os principais destaques da agenda cultural da região. O pessoal do Terra Viva, por sua vez, vai liderar o quadro ‘São Paulo e o Agro’. Estratégias que mostram que o noticiário chega com o propósito de ser multimídia e transformar as redações da empresa em “uma só Band”.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…