Categories: Opinião

Multiplataformas da comunicação moderna

A comunicação líquida dialoga, diretamente, com as multiplataformas de informação. Neste mundo de incertezas, de verdades relativas e de transições constantes de valores modernos, os modelos de comunicação também passam por mutações contínuas. A essência, emissor/receptor/receptor/emissor, permanece, indubitavelmente, a mesma, porém os dispositivos e as ferramentas passam por variáveis transformações.
Quando falamos em multiplataformas, indicamos diferentes ferramentas de difusão e de compartilhamento de informações, notícias e conteúdos publicitários. Redes sociais, aplicativos, aparelhos eletrônicos e digitais, canais emissores e meios difusores têm a capacidade e a potência de espalhar dados, simultânea e automaticamente, para o todo o planeta, em diferentes espaços midiáticos para públicos distintos.
O mundo está interconectado e ligado no mesmo plugue. As multiplataformas permitem a todos (as) abastecer o próprio HD mental de múltiplos conteúdos, manter atualizado os próprios programas e recursos internos de informações e, a partir disto, mensurar, na melhor forma possível, decisões, escolhas e novas oportunidades.
Tantas ferramentas e dispositivos podem ainda potencializar as ações e as atividades dos profissionais de comunicação. Bem utilizados, estes dispositivos possibilitam promover, de maneiras e aspectos variados, conteúdos e informações, instantaneamente, em canais, espaços e públicos.
A comunicação, assim, molda-se pela diversidade, pelas dinâmicas, rapidez e pela velocidade das informações. Tais ferramentas, entretanto, estão à disposição de todos, valorizando o aspecto democrático, porém fugaz, da modernidade líquida. Aos profissionais de comunicação, cabe o uso e apropriação exponencial destes dispositivos de transmissão de informações, mas não apenas isto.
O grande diferencial, ainda, é o conteúdo, a seriedade das informações, o conhecimento e o reconhecimento da linguagem contemporânea das mídias e a capacidade de análise conceitual e contextual. Sem isto, comunicadores, profissionais de comunicação e imprensa, serão meros reprodutores de conteúdos sociais, bem como toda e qualquer parcela da humanidade. Profissionais multiplataformas também devem apresentar-se como profissionais de múltiplos conhecimentos.

Compartilhe
0
0
Pedro Lichtnow

Comunicólogo, neurolinguísta e escritor. Proprietário da Editora Personalidade. Contatos: 41-98784-7775 e pedroconsulter@gmail.com.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago