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Multipropriedade pode impulsionar crescimento do turismo no país

O ano de 2023 vem apresentando resultados acima do esperado para o turismo brasileiro. Entre janeiro e abril de 2023, o setor cresceu 8,4% frente ao mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada em junho pelo IBGE. As principais altas foram registradas nos estados de Minas Gerais (20,4%), Paraná (13,7%), Bahia (11,7%), Santa Catarina (11,6%), São Paulo (8,3%), e Rio de Janeiro (5%). Ainda segundo o Instituto, as atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022.

Dados recentes da pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada na última semana de julho,  mostram que o faturamento do setor somou R$ 36,1 bilhões, aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 4% na comparação com abril deste ano.

“A Multipropriedade, segmento do setor hoteleiro de turismo, pode ser uma boa opção para quem gosta de viajar e busca acesso facilitado ao modelo de aquisição de imóveis de férias” explica Lucas Fiuza, CEO do WAM Group, empresa pioneira e líder mundial na comercialização de Mutipropriedades. O modelo, bastante conhecido na Europa e nos EUA desde a década de 170, vem se desenvolvendo em diversos destinos turísticos brasileiros e apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. O modelo consiste na divisão do imóvel entre diversos “sócios”, que têm direito de propriedade e uso por um determinado período do ano, em dias subsequentes ou alternados.

Segundo dados do estudoCenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”, publicado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, existem atualmente 180 empreendimentos nesse modelo em todas as regiões do país, aumento de mais de 15% em relação aos 156 registrados em 2022.  No período entre abril de 2022 e abril de 2023, o Valor Geral de Vendas (VGV) do mercado da Multipropriedade no Brasil alcançou R$ 59,9 bilhões, uma alta de 43,3%.

De acordo com o estudo, dos 81 municípios que já contam com empreendimentos desse tipo, a maior parte deles possuem pontos e atrações turísticas. “O Brasil está entre os principais destinos turísticos do mundo e a construção de empreendimentos desse tipo pode atrair ainda mais visitantes”, explica Lucas Fiuza, CEO do WAM Group. Atualmente, o WAM Group possui empreendimentos em cidades como Caldas Novas (GO), Cmpos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA), Búzios (RJ) e no Rio de Janeiro (RJ).

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