Categories: Sem categoria

Museus de São Paulo têm semana de programação contra o preconceito

Daniel Mello*
Ao longo desta semana, até 11 de dezembro, os 19 museus estaduais de São Paulo fazem mobilização contra as diversas formas de preconceito. Intitulada “Sonhar o Mundo”, a ação traz palestras, rodas de conversa, exibições de filmes e intervenções artísticas, abordando o tema sob diversos aspectos. “Se as pessoas estão, de alguma maneira, sendo educadas para o preconceito, a gente também pode usar as nossas instituições para tensionar esse olhar”, diz a diretora de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Cristiane Batista.
No Museu da Imigração, localizado na Mooca, zona oeste paulistana, entra em cartaz a exposição “Direitos Imigrantes: Nenhum a Menos”, feita em curadoria compartilhada com refugiados que vivem na capital. No Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, estará disponível a visita guiada “Sonhar o Mundo sem Racismo”.
Dentro da Estação República do Metrô, no centro, onde fica o Museu da Diversidade Sexual, será dada orientação a pessoas que sofreram discriminação. “Qual é a rede de proteção que essa pessoa deve procurar. O que ela pode fazer para denunciar isso”, destaca Cristiane sobre as informações que serão fornecidas pela Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil.
Os acervos das instituições também terão destaques sobre peças específicas. “Você tem, por exemplo, uma sala de DNA no Catavento que trás essa questão. Afinal, a descoberta do DNA elimina a questão de raça, não existe uma diversidade de raças”, exemplificou a diretora.
Um mural colaborativo será montado no Memorial da Resistência, a partir do convite feito a grupos, movimentos sociais e organizações que atuam na região do centro de São Paulo. A obra, que poderá ser vista na instituição, que fica na Luz, terá como tema política e diversidade.
A programação completa pode ser vista na página da Secretaria de Cultura.
*Edição: Graça Adjuto.

Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

13 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago