Na Bahia, jornalistas serão vacinados em grupo prioritário

A decisão inclui jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros acima de 40 anos

Os profissionais da imprensa serão vacinados na Bahia. A inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 foi divulgada na terça-feira, 18, e publicada nesta quinta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado. Ainda não há previsão de data para que o grupo seja, de fato, vacinado.

Leia mais:

O grupo contemplado pela decisão é composto por jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros acima de 40 anos. A vacinação do grupo é válida para todo o estado e, em todos os casos, é necessário que os profissionais sejam registrados e apresentem a carteira profissional ou da empresa onde trabalham.

“Deixando claro: são profissionais de comunicação atuando em atividades externas ou ambientes confinados tais como redações e estúdios! As empresas deverão atestar que os referidos profissionais se encaixam nesse perfil. Queremos proteger quem está sob risco”, escreveu o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, no Twitter.

Inclusão de blogueiros

A alteração no grupo prioritário da vacinação causou polêmica, especialmente, por incluir os blogueiros. A decisão gerou questionamentos e críticas em entrevistas e em suas redes sociais. Sobre o assunto, o secretário informou que não serão considerados os influenciadores digitais e que o documento refere-se apenas aos blogs noticiosos.

“No interior, em muitos municípios, não existe estrutura formal de imprensa, mas existem blogs que noticiam os fatos do dia-a-dia. Esse é o jornalismo moderno, feito de forma online, por jornalistas profissionais”, ressaltou, nas redes sociais.

Em outros estados

A inclusão de jornalistas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 tem sido amplamente discutida em diversos Estados e a nível nacional. Com o apoio dos sindicatos, o assunto foi levado a órgãos públicos, por considerar-se que a imprensa desempenha um papel essencial à sociedade e os profissionais têm atuado na linha de frente do combate à pandemia.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

8 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

8 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

8 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

8 horas ago