Categories: noticias-corporativas

Natação pode auxiliar no alívio de dores nas articulações

São Paulo 19/5/2021 –

As dores articulares podem surgir por diversos motivos: patologias, lesões por esforços repetitivos, traumas, torções, excesso de atividade física, má postura, execução errada de algum movimento. Para solucionar ou amenizar o problema, são inúmeras as recomendações médicas, e uma delas é não parar de se movimentar. No entanto, não é qualquer atividade que vai ajudar o paciente. Para amenizar os sintomas e fortalecer as áreas atingidas, a natação pode ser uma aliada.

A natação é um esporte que trabalha com o corpo todo, e é uma das práticas recomendadas em casos de dores crônicas, incluindo as dores articulares. De acordo com Fernando Alde, professor de natação da Cia Athletica Unidade Kansas, a recomendação do esporte acontece por ser uma atividade em que o corpo fica na horizontal e pela redução do peso corpóreo. “Os movimentos são executados com reduzida compressão nas articulações. Essa condição faz com que o paciente tenha mais liberdade e segurança ao se movimentar”, acrescenta.

Além de ser uma aliada para manter o condicionamento físico mesmo quando há algum incômodo nas articulações, a natação é também indicada para a prevenção de dores. “O fortalecimento nos músculos que envolvem as articulações é imprescindível para prevenir possíveis lesões, e a natação tem esse poder. Além disso, a prática também previne dores nas costas, dores musculares e má postura.

Orientação profissional é indispensável

Qualquer atividade física é sempre uma aliada na prevenção e também na reabilitação de patologias, lesões ou traumas. No entanto, toda atividade precisa de um acompanhamento profissional. “O acompanhamento médico e consentimento para a prática da natação é imprescindível para pessoas com algum problema articular. O profissional vai analisar a particularidade de cada paciente, recomendar exercícios adequados e até mesmo vetar algum exercício que possa piorar a lesão”, alerta o professor.

Após recomendação médica, é possível que seja necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta em conjunto com o profissional de educação física. “O profissional capacitado deverá acompanhar os exercícios e a evolução do quadro do aluno. O que não pode acontecer é o paciente simplesmente se matricular em uma aula de natação sem orientação. Nesses casos, o quadro pode piorar e até mesmo ser necessária alguma intervenção cirúrgica”, conclui.

Website: http://ciaathletica.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

17 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

17 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

17 horas ago

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

17 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

17 horas ago

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

17 horas ago