Com um faturamento de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 11%, o setor de e-commerce no Brasil seguiu desenvolvendo-se em 2016, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Somando a isso as expectativas de crescimento entre 10 e 15% para 2017 (Ebit), temos um cenário promissor, sem dúvidas. Mas atenção: apesar dos números positivos, quem quiser entrar ou melhorar seu desempenho no mundo do e-commerce precisa saber tudo o que é necessário para garantir um processo transparente e um bom relacionamento com o usuário. Você já sabe como fazer isso?
Apesar de estar atualmente em um nível baixo, a desconfiança do consumidor em relação a compras online ainda existe. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 8% dos consumidores não compram pela internet por receio. Para garantir a confiança do cliente em seu e-commerce e superar esse desafio, é indispensável investir em sua expansão, ou seja, melhorar a sua performance, alcance e segurança. Algumas ferramentas podem garantir que o seu site chegue ainda mais longe; na sequência, destacarei as principais.
Todo e-commerce precisa de um sistema que comporte toda a interatividade e dinâmicas de que a plataforma geralmente dispõe. Assim, o site precisa ser capaz de se manter rápido e disponível sempre que um usuário, em qualquer lugar do mundo, quiser acessá-lo, independentemente da quantidade de outros acessos que a página esteja recebendo simultaneamente.
Uma das soluções mais eficientes para o e-commerce diz respeito à disponibilidade. Um modo de garantir que o site esteja sempre no ar para qualquer usuário que queira acessá-la, é pelo armazenamento da página e de seus objetos estáticos em uma rede de servidores terceirizados, de forma que o conteúdo possa estar distribuído em diversos pontos geográficos estratégicos mais próximos dos usuários finais, garantindo disponibilidade, acesso mais rápido ao conteúdoe uma boa experiência de navegação.
Para os clientes que necessitam também de melhoria no desempenho das informações transacionais, existe a possibilidade de acelerar a entrega de conteúdo. Existem diversas técnicas sofisticadas para melhorar a performance de entrega do conteúdo transacional ao usuário final, como por exemplo a otimização de rota e também do protocolo TCP/IP.
Para os problemas de conexão com o site, há a opção de contar com soluções de balanceamento de carga, que tem como objetivo garantir a melhor experiência do usuário direcionando as requisições para servidores em diferentes localidades. Há diversas opções no mercado, mas é imprescindível contar com uma solução completa que trará benefícios tangíveis para o seu negócio. Nesse caso, é importante também considerar uma que seja baseada em serviços que não estejam nas mesmas localidades dos servidores do site, e que também permitam utilizar diversas variáveis de decisão como as condições em tempo real do servidor e da Internet, assegurando que o usuário tenha uma experiência sem falhas.
A aplicação de soluções tecnológicas, como as citadas neste texto, que melhoram a experiência do consumidor, podem aproximá-lo da sua marca e contribuir no processo de fidelização. Com estes recursos, sua loja virtual estará preparada para picos de tráfego, diminuirá os riscos com a segurança e garantirá o futuro das suas vendas online. Pesquise, avalie opções e bons negócios!
Oliver Geiger. Gerente de Web Experience da Exceda, líder na América Latina em soluções de segurança e web performance e representante da Akamai no Brasil
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