Nem todo líder é bem sucedido

Até alguns anos atrás, eu tinha certeza de que só era possível um(a) profissional ser bem sucedido(a) se tivesse um cargo de liderança. A pergunta que eu me fazia era “Como alguém pode achar que alcançou o sucesso na carreira se não tiver uma posição na alta administração de uma empresa?”.

Depois de um tempo achando que a resposta para aquela pergunta era “impossível”, passei a perguntar para os(as) líderes que eu conhecia ou (re)encontrava se eles(as) se sentiam felizes no trabalho e por quê. Quando me diziam que não estavam satisfeitos(as), eu ficava curiosa para entender o motivo e o que achavam que poderia mudar esse sentimento.

As respostas que eu ouvi foram surpreendentes. Muitos(as) profissionais me diziam que adorariam estar em um cargo ou em um trabalho que não precisassem liderar equipes, já que, conforme subiam na carreira, menos atividades ligadas à sua formação conseguiam fazer e mais tarefas burocráticas ocupavam o seu dia a dia – justamente o que não os(as) encantava no trabalho.

Outro ponto mencionado foi a necessidade de deixar de lado as prioridades reais, principalmente as da vida pessoal. Algumas das pessoas com quem conversei me disseram que adoravam receber um salário maior do que quando não eram líderes, mas o preço que pagavam por isso era mais alto do que estavam dispostas a pagar. Além disso, a remuneração que recebiam antes de ter um cargo mais relevante já era suficiente para terem todas as suas necessidades atendidas e planejar o futuro. Ou seja, nem sempre ter mais dinheiro é essencial.

Assim, ser um(a) líder não significa ser bem sucedido(a). O sucesso tem um significado diferente para cada pessoa. Portanto, antes de desejar uma carreira na alta administração de uma empresa ou de querer estar à frente de uma equipe, entenda quais são suas necessidades e prioridades na vida pessoal e no trabalho. A partir disso você conseguirá identificar qual caminho profissional deseja seguir rumo ao sucesso (o seu sucesso).

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago