Nem todo líder é bem sucedido

Até alguns anos atrás, eu tinha certeza de que só era possível um(a) profissional ser bem sucedido(a) se tivesse um cargo de liderança. A pergunta que eu me fazia era “Como alguém pode achar que alcançou o sucesso na carreira se não tiver uma posição na alta administração de uma empresa?”.

Depois de um tempo achando que a resposta para aquela pergunta era “impossível”, passei a perguntar para os(as) líderes que eu conhecia ou (re)encontrava se eles(as) se sentiam felizes no trabalho e por quê. Quando me diziam que não estavam satisfeitos(as), eu ficava curiosa para entender o motivo e o que achavam que poderia mudar esse sentimento.

As respostas que eu ouvi foram surpreendentes. Muitos(as) profissionais me diziam que adorariam estar em um cargo ou em um trabalho que não precisassem liderar equipes, já que, conforme subiam na carreira, menos atividades ligadas à sua formação conseguiam fazer e mais tarefas burocráticas ocupavam o seu dia a dia – justamente o que não os(as) encantava no trabalho.

Outro ponto mencionado foi a necessidade de deixar de lado as prioridades reais, principalmente as da vida pessoal. Algumas das pessoas com quem conversei me disseram que adoravam receber um salário maior do que quando não eram líderes, mas o preço que pagavam por isso era mais alto do que estavam dispostas a pagar. Além disso, a remuneração que recebiam antes de ter um cargo mais relevante já era suficiente para terem todas as suas necessidades atendidas e planejar o futuro. Ou seja, nem sempre ter mais dinheiro é essencial.

Assim, ser um(a) líder não significa ser bem sucedido(a). O sucesso tem um significado diferente para cada pessoa. Portanto, antes de desejar uma carreira na alta administração de uma empresa ou de querer estar à frente de uma equipe, entenda quais são suas necessidades e prioridades na vida pessoal e no trabalho. A partir disso você conseguirá identificar qual caminho profissional deseja seguir rumo ao sucesso (o seu sucesso).

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

13 horas ago