A Neoconsig, especializada na gestão integrada e processamento da informação para o controle de benefícios consignados, conquistou quatro certificações simultaneamente: a ISO 9001 (qualidade), a ISO 27001 (segurança da informação), ISO 37001 (antissuborno) e ISO 37301 (compliance). O selo é uma chancela que comprova a preocupação da empresa com a qualidade, a integridade, a segurança e a credibilidade da empresa junto aos seus clientes e o mercado de consignação.
O significado da sigla ISO em português é Organização Internacional para Padronização. Criada na Suíça, em 1947, o objetivo principal da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As certificações empresariais são uma forma de as empresas diferenciarem seus produtos ou serviços. Os selos são uma maneira de mostrar para o mercado que aquela organização está comprometida em oferecer o melhor em termos de qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros aspectos. Em alguns setores, as certificações já são uma exigência dos fornecedores, tanto na obtenção de produtos quanto na contratação de serviços, porque elas são uma garantia da qualidade no atendimento aos clientes e, sobretudo, no cumprimento aos requisitos contratuais e legais.
Contudo, as certificações vão muito além do destaque da empresa no setor em que atua e do impacto financeiro para o negócio. Um dos principais atributos dos selos é a mudança na cultura organizacional das companhias. Para conquistar as certificações é necessário envolver todos os colaboradores que acabam se desenvolvendo pessoalmente durante o percurso.
“A ISO é uma forma de mapear todos os processos e permite que toda a equipe compreenda o que se passa internamente, em cada setor. Por isso, o selo impacta o comprometimento do time e, da porta para fora, são visíveis as melhorias no atendimento aos clientes e parceiros”, diz Juliana Selenko, diretora de RH da Neoconsig.
Ela destaca que, na Neoconsig, a conquista de quatro selos ao mesmo tempo, num prazo de quatro meses, só foi possível graças ao planejamento e envolvimento de todos os colaboradores. “Na verdade, para nós, não houve uma mudança drástica porque a gente já executava processos exigidos pelas normas. Fizemos apenas um refinamento. Nós conseguimos alcançar quatro selos em tempo recorde porque somos uma empresa madura, com um modelo de gestão robusto e que tem um time que comprou a ideia”, pontua Juliana Selenko.
Ela acrescenta ainda que as quatro certificações são fruto de um trabalho que já é realizado há muitos anos. “Foi um período intenso para a conclusão de um projeto audacioso, com o objetivo de comprovar para o mercado o que fazemos em termos de compliance, segurança, qualidade e credibilidade. E esse feito só foi possível porque temos um time de quase 100 pessoas que é engajado”, relata Juliana.
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios