A edição do falso jornal O Globo que circulou em São Paulo nesta sexta-feira, 31, não deixou de satirizar nem mesmo os “anunciantes”. Numa sequência de imagens veiculadas nas oito páginas do impresso, Nestlé, Odebrecht, Samarco e Friboi aparecem em propagandas irônicas.
A falsa campanha da Nestlé afirma que “finalmente” a marca concorda que a água é um direito universal. “Por isso, desistimos de privatizar o Aquífero Guarani e as Águas de São Lourenço. Pensando sempre em você”, afirma o texto.
Em outro espaço publicitário, a Odebrecht pede desculpas às pessoas. “Erramos, nos desculpamos, agora nos redimiremos. Entregaremos todo mundo”, comenta o anúncio.
A falsa comunicação da Samarco e Vale se compromete a reconstruir Mariana, que foi destruída em novembro de 2015 após o pior acidente da mineração brasileira. A tragédia aconteceu depois do rompimento da barragem de Fundão da mineradora, que é controlada pela Vale e pela BHP. “Vamos arcar com todos os custos para a reconstrução da comunidade”, afirma a campanha.
A Friboi, afetada nas últimas semanas pela Operação Carne Fraca, divulga no campo de publicidade do falso O Globo que “se a carne é fraca, imagina o frango”. A imagem de Toni Ramos, garoto-propaganda da marca, aparece questionando “É Friboi?”.
A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com as marcas para falar sobre o assunto. A Nestlé informou que não vai comentar notícias inverídicas e sinalizou que O Globo se pronunciou sobre o assunto. A Samarco e a Friboi não vão comentar. A Odebrecht encaminhou o assunto para a avaliação do departamento jurídico.
Entenda o caso
Edição falsa de O Globo anuncia renúncia de Temer e novas eleições
*Colaborou Ana Carolina Rodrigues