Culpa da Netflix? Estudo indica que série estimulou ideias suicidas

Estudo realizado pelo epidemologista John Ayers revelou que a série ‘13 Reasosn Why’, produzida pela Netflix baseada na obra de Jay Asher, acabou estimulando que jovens alimentassem ideias suicidas. De acordo com a pesquisa divulgada na segunda-feira, 31, as buscas na internet sobre formas de se matar cresceram 19% depois que a primeira temporada da produção foi veiculada. As informações são do Canal Tech.

A pesquisa revelada por meio de publicação científica da Associação Médica Americana analisou um grande buscador da internet, entre 31 de março – data da estreia da série – e 18 de abril. Foi considerado o volume de buscas de 20 termos ligados a suicídio, como a própria palavra e expressões como “como se matar”, “ideação suicida”, “prevenção ao suicídio” e “suicídio indolor”. O resultado do acompanhamento revelou que o lançamento da produção foi seguido do aumento na busca por esses termos.

Os resultados mostraram, ainda, que a maioria das pesquisas relacionadas se referia à construção da ideia suicida, sendo que a busca por “como cometer suicídio” teve aumento de 26% após a repercussão da série. As expressões “cometer suicídio” e “como se matar” tiveram aumento de 18% e 9% nas pesquisas, respectivamente. Por outro lado, termos que sugerem prevenção e ajuda para suicidas também foram mais buscados, com aumento de 20%.

Netflix e “binge watching”

Ao divulgar a série, a Netflix mostrou o que levou a personagem Hannah Baker a cometer suicídio, com intenção de que jovens se identificassem com a história e não cometessem o mesmo erro. Porém, o estudo de John Ayers acredita que a prática do “binge watching” – que significa assistir compulsivamente a uma série –, é algo com que o serviço de streaming colabora ao liberar todos os episódios de uma temporada, de uma só vez.

Os espectadores consomem o conteúdo sem pausas, sem poder debater a respeito por alguns dias até o próximo episódio, o que pode reforçar ideia pré-concebida de suicídio, no caso de ‘13 Reasons Why’. Assim, o estudo revela que a imersão na história e em suas imagens fortes pode ter efeito devastador em adolescentes, já que seus cérebros ainda estão no processo de desenvolver habilidades adultas, como a de conseguir inibir determinados sentimentos.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Fundador do Espaço da Audição comanda podcast Arte de VencerFundador do Espaço da Audição comanda podcast Arte de Vencer

Fundador do Espaço da Audição comanda podcast Arte de Vencer

A apresentadora Carole Crema, a fonoaudióloga Ariane Bonucci e marcas como a Microsoft já foram…

10 horas ago
Marketing digital é opção para faturar na internetMarketing digital é opção para faturar na internet

Marketing digital é opção para faturar na internet

Iniciar no marketing digital exige compreender dois pilares fundamentais: tráfego e conversão. O tráfego pode…

10 horas ago

Armazenamento NetApp agora validado para NVIDIA DGX SuperPOD, NVIDIA Cloud Partners e NVIDIA-Certified Systems

Os recursos avançados de gerenciamento de dados da NetApp aceleram a inovação em IA para…

10 horas ago

Fujirebio aprimora as operações da cadeia de suprimentos com a Kinaxis

Líder japonês em biotecnologia adota a orquestração para responder mais rapidamente às flutuações da demanda

10 horas ago

Confiança global em serviços digitais diminui, constata a Thales

O Índice de Confiança Digital da Thales 2025 revela que a maioria dos setores sofreu…

10 horas ago