Boato sobre medidas contra a corrupção volta a circular

É falsa a notícia que voltou a circular no aplicativo WhatsApp de que a TV Senado divulgou um vídeo sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2017, conhecido como 10 medidas contra a corrupção

É falsa a notícia que voltou a circular no aplicativo WhatsApp de que a TV Senado divulgou um vídeo sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2017, conhecido como 10 medidas contra a corrupção. O boato já havia circulado nas redes em julho de 2017. Na ocasião, a Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) divulgou uma nota, esclarecendo que não procedia qualquer informação de censura aos vídeos exibidos pela TV Senado.

Leia mais:

A mensagem, que acompanha um vídeo de atores da Rede Globo defendendo o projeto, diz que a TV apresentou o referido vídeo pela manhã e que “o Congresso e o Senado” o censuraram. No entanto, a TV Senado nunca transmitiu esse vídeo.

O projeto, originalmente numerado como PL 4.850/2016, foi elaborado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e apresentado com mais de 1,7 milhão de assinaturas de cidadãos. Na Câmara, ele sofreu alterações e recebeu dispositivos que definem e punem o crime de abuso de autoridade de juízes, procuradores e promotores. Essa iniciativa foi vista pelas categorias como “retaliação” do Congresso Nacional às investigações em curso no país.

No Senado, esse trecho foi o centro dos debates. Em junho deste ano, o Plenário aprovou o projeto, prevendo também a criminalização do abuso de autoridade cometido por magistrados e membros do Ministério Público. O texto agora está de volta à Câmara dos Deputados para a análise das mudanças promovidas pelo relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Fala, relator

De acordo com o relator, o projeto não foi desvirtuado, pois manteve as principais medidas de combate à corrupção da versão original, como penas maiores para crimes contra a administração pública e definição dos delitos de caixa dois e compra e venda de voto. Quanto ao abuso de autoridade, Pacheco garantiu que teve “o mais absoluto cuidado” para que a versão final não fosse um instrumento para inibir o trabalho de juízes e procuradores que agem com correção.

Compartilhe
0
0
Agência Senado

Agência de notícias oficial do Senado Federal, com cobertura de atividades legislativas e institucionais.

Recent Posts

Tecnotree colabora com a People+AI para promover a infraestrutura do Open Cloud Compute e a padronização da IA

A Tecnotree, uma plataforma digital global e líder de serviços para IA, 5G e tecnologias…

11 horas ago

Tecnotree colabora com a People+AI para promover a infraestrutura do Open Cloud Compute e a padronização da IA

ESPOO, Finlândia 9/5/2024 - A Tecnotree, uma plataforma digital global e líder de serviços para…

11 horas ago

Centros comerciais buscam melhorias em segurança e experiência para os clientes

A sociedade está imersa na era digital e a constante evolução da tecnologia desempenha papel…

13 horas ago

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

  O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas…

13 horas ago

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

Consumidores compram itens de vestuário com frequência e possuem marcas preferidas.

13 horas ago

Gestor de tráfego pago pode impulsionar vendas e visibilidade no mundo digital

O tráfego pago é um dos principais métodos usados com o propósito de aumentar o…

14 horas ago