São Paulo, SP 12/11/2020 –
Apesar da pandemia de Covid-19, o crescimento das fintechs no Brasil segue de vento em popa. De acordo com o Distrito Fintech Report 2020, houve um crescimento de 34% no número de empresas de fintech no país este ano. Além de aumentar o acesso de milhões de brasileiros ao sistema financeiro, as fintechs estão ajudando os consultores financeiros a gerenciar com mais segurança os investimentos de seus clientes.
A evolução das fintechs está abrindo as portas para novas modalidades de investimento, ainda pouco conhecidas no Brasil, como os produtos estruturados. Esta categoria de investimento é, por natureza, complexa, mas, graças às plataformas de fintech e à automação avançada, os consultores financeiros podem, agora, identificar os produtos estruturados adequados e gerenciá-los.
As plataformas simplificam os produtos estruturados e oferecem melhor controle e eficiência, possibilitando aos consultores financeiros comparar produtos e preços e personalizar ofertas. As plataformas também fornecem acesso direto a uma ampla seleção de produtos e emissores sem ter que fazer chamadas separadas, analisar planilhas e PDFs ou enviar e-mails.
O gerenciamento de produtos estruturados tradicionalmente envolve vários arquivos, documentos, registros CUSIP e planilhas. As plataformas de fintech oferecem relatórios diários automatizados e personalizados com dados históricos que podem ser acessados de um local central, em qualquer lugar, a qualquer momento. Também não há necessidade de ligar para fornecedores de produtos ou atacadistas.
Outro desafio relacionado aos produtos estruturados é a mensuração do valor de um produto. Esse processo pode ser demorado e complicado. As plataformas de fintech permitem que os profissionais financeiros criem e analisem opções de produtos estruturados personalizados para clientes, complementando produtos prontos para uso e eliminando a necessidade de intermediários.
“Algumas pessoas acreditam que as plataformas de tecnologia removerão o lado humano da equação. Na verdade, acontecerá o oposto. Ao usar a tecnologia para desenhar soluções de portfólio que atendam às incertezas, os consultores terão a oportunidade de ampliar o relacionamento com os clientes e lidar com outros aspectos da vida financeira deles ”, prevê Fernando Concha Bambach, Key Account Manager da Luma Financial Technologies, na América Latina.
É para atender a essa demanda por gestão e educação em produtos estruturados que a Luma Financial Technologies está dobrando a aposta no mercado latino-americano. A empresa anunciou, em setembro, a aquisição da StoneX Financial Inc., uma subsidiária do StoneX Group Inc., provedor líder de execução, fornecendo gerenciamento de risco e serviços de consultoria, inteligência de mercado e serviços de compensação em classes de ativos e mercados em todo o mundo.
Segundo Bambach, os produtos estruturados requerem treinamento permanente, devido à sua complexidade. Para preencher essa lacuna, as plataformas de fintech estão incorporando ferramentas de ensino, como vídeos e cursos interativos.
Website: https://lumafintech.com/
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