Categories: noticias-corporativas

Novo Cadastro Positivo completa um ano de vigência

10/7/2020 –

O novo Cadastro Positivo completou ontem um ano de vigência. E o balanço desse período levantado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) junto à Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil — os quatro birôs de crédito autorizados a operar como gerenciadores do banco de dados do Cadastro Positivo — mostra que os objetivos têm sido alcançados.

Nesse período, que compreende o recebimento das informações das instituições financeiras, o banco de dados já totalizou cerca de 100 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Esse desempenho vem confirmando a expectativa do setor de que as instituições financeiras  iriam contribuir com o ingresso de cerca de 120 milhões de pessoas físicas e jurídicas no  banco de dados. 

Segundo Elias Sfeir, presidente da ANBC, o setor projetou quatro ondas de entrada dos dados no sistema. A primeira delas, das instituições financeiras, está em fase bem avançada. A segunda onda, em andamento, corresponde ao recebimento das informações das empresas de telecomunicações, que serão seguidas pelas concessionárias de energia elétrica, varejo, companhias de saneamento e gás. “Com a entrada desses outros segmentos, muitas pessoas e microempreendedores desbancarizados, mas que pagam regularmente suas contas de serviços continuados, serão agregados ao mercado de crédito”, observa.  

Graças à existência de um banco de dados com informações positivas sobre o histórico dos tomadores de crédito, o setor também conseguiu responder prontamente à necessidade de pessoas físicas e jurídicas em decorrência da pandemia. No Cadastro Positivo, uma inadimplência momentânea é relativizada pelo histórico de pagamentos, amenizando o impacto na nota de crédito e proporcionando uma avaliação justa durante a calamidade pública. 

“É crucial para credores, consumidores, empresas, economia e bem-estar social que as informações contidas nos bancos de dados dos birôs de crédito sejam tão abrangentes – incluindo as de aspecto positivo e negativo -, atuais e precisas quanto possível. Isso é extremamente importante em tempos normais e também em períodos excepcionais e desafiadores, como o que vivemos atualmente”, conclui Sfeir.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago