Quais os destaques do novo cenário do ‘Jornal Nacional’?

Na noite de segunda-feira, 19, o ‘Jornal Nacional’ estreou estúdio localizado no novo prédio do jornalismo da TV Globo no Rio de Janeiro. De acordo com a emissora, o cenário foi desenvolvido para abrigar a tecnologia de televisão mais moderna do mundo, centralizado em meio à redação que possui 1.370m² e 189 postos de trabalho integrados.

“O estúdio do ‘JN’, que é a estrela, é visualmente bonito, mas ele não é algo só para ser visto, é para ser usado. Tudo que encantará informará ao mesmo tempo. Esse é o grande passo que a gente está dando”, disse o diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel. Com a novidade, o telejornal estará a poucos metros de todos os profissionais do canal, responsáveis pelas apurações e informações no Brasil e no mundo.

Entre as inovações apresentadas, a composição do novo cenário traz vidro de 15 metros em curva, desenvolvido exclusivamente para o cenário, que fica atrás da bancada dos apresentadores. O material garante a perfeita visão da redação em atividade e é revestido por película PDLC, que escurece sincronizada a nove projetores a laser.

Ao fundo da redação, uma tela de LED retrátil com 16 metros de largura, três de altura e cerca de três toneladas tem a missão de fazer com que os recursos gráficos do estúdio ganhem efeito 3D e as artes projetadas possam ser vistas por diferentes perspectivas, de acordo com a movimentação das câmeras.

“Temos o compromisso com a inovação e com surpreender a nossa audiência. É um projeto bem diferente de tudo que existe, não tínhamos referências para seguir. As inovações complementam a apresentação talentosa dos âncoras, que poderão interagir com os gráficos, correspondentes e apresentadores do tempo, por exemplo”, afirmou o diretor de ilustração e arte do jornalismo e esporte da emissora, Alexandre Arrabal, responsável pelo projeto.

Para as transmissões do novo ‘Jornal Nacional’ são utilizadas quatro câmeras adaptadas especialmente para o projeto: duas robóticas, uma de trilho de chão – que se desloca em curva acompanhando a linha do cenário –, e uma de trilho aéreo, que permite visão ampla da redação. Além disso, dois braços robóticos, originalmente utilizados pela indústria automotiva, foram adaptados para receber duas câmeras que se movimentam em nove eixos, em trajetórias pré-fixadas ou guiadas, por sensores, pelos movimentos dos apresentadores.

Editora-executiva e apresentadora do programa, Renata Vasconcellos avalia o estúdio como imponente. “A identidade visual vem acompanhada de uma razão de ser, associando beleza e funcionalidade. Tecnologia e elementos do cenário trabalham em função da notícia. É uma maneira de levá-la ao público de forma mais clara e rápida e mais bonita também”.

“Fiquei encantado quando entrei pela primeira vez no cenário. É emocionante ver o que estava em um projeto gráfico se consumar numa obra física, muito bonita e impactante”, comentou o editor-chefe e âncora do noticiário, William Bonner.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Implantes dentários para idosos: cresce foco em bem-estar

Soluções modernas buscam promover qualidade de vida e saúde bucal na terceira idade

11 horas ago

Equipe goiana está entre os favoritos no SARR Series FIMLA 2

Iniciou, nesta quarta (20), um dos rallys mais exigentes da América do Sul em meio…

11 horas ago

FICO é reconhecida como líder de mercado em decisões, análises e inteligência artificial

Principais relatórios de mercado apontam a inovação da Plataforma FICO como um fator decisivo de…

11 horas ago

Estudo aponta dados da pequena indústria

O estudo informa que no segmento de transformação, a ausência de profissionais qualificados foi destacada…

11 horas ago

Estudo aponta dados de confiança do empresário industrial

Segundo os dados do relatório, a confiança dos empresários industriais caiu em 18 dos 29…

11 horas ago