Categories: noticias-corporativas

Novo portal capacita alunos e professores da área de tecnologia e desenvolvimento gratuitamente

São Paulo, SP 11/8/2020 – Uma das propostas da Universidade Delphi é que o aluno ao final de cada sessão saia com uma atividade feita, um software ou um app que poderá ser melhorado

Era para ser um evento focado no público acadêmico, alunos e professores da área de Tecnologia da Informação. O objetivo, aproximá-los das tendências em desenvolvimento e melhores práticas do mercado. Então surgiu a pandemia e o que seria um encontro presencial se tornou um campus virtual, que leva o ambiente da sala de aula para a Internet, com videoaulas, desafios e atividades práticas. Com o conteúdo, estudantes universitários podem aprender gratuitamente conceitos fundamentais de desenvolvimento e técnicas para criar aplicações multiplataformas modernas. Já o corpo docente tem a chance de atualizar seus conhecimentos, interagir com seus pares e complementar seu repertório de ensino.

Batizado de Universidade Delphi, o projeto é um desdobramento do Programa Acadêmico da Embarcadero (uma divisão da Idera, Inc.), provedora de ferramentas de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações multiplataforma. O Programa Acadêmico promove o acesso às ferramentas de ponta para universidades públicas e privadas de todo o País, oferecendo uma série de benefícios como licenças altamente subsidiadas, material de apoio, desconto em cursos extracurriculares e capacitação de professores.

Com uma proposta pedagógica exclusiva, a Universidade Delphi conta com a colaboração da comunidade Delphi ativa, que traz para a sala de aula virtual os desafios vivenciados no dia a dia de suas empresas. Muitos projetos desenvolvidos em Delphi são utilizados como estudos de caso e facilitam o aprendizado prático, mostrando como a teoria pode ser aplicada na vida real. As videoaulas passam pela curadoria do time responsável pela área Acadêmica da Embarcadero. Aplicações multicamadas, desenvolvimento ágil, mobile, modelagem e práticas ágeis são alguns dos temas que serão abordados. Tudo é cuidado para que a linguagem seja acessível e compreendida por todos os níveis de conhecimento.

Mais de 500 pessoas já aderiram à Universidade Delphi. “Atribuímos o sucesso à facilidade de acesso ao portal, por sua característica democrática e intuitiva e por entender que hoje existe uma demanda muito grande no mercado por capacitação na área de tecnologia, uma das que mais crescem no mundo todo. Olhar para o universo acadêmico e dar importância a ele é cuidar do futuro. Vale dizer que nada disso seria possível sem o apoio de toda a comunidade Delphi, que tem nosso respeito e admiração. Assim, esperamos ir muito além com este projeto”, diz Landerson Gomes, responsável técnico do Programa Acadêmico e idealizador da Universidade Delphi.

Landerson deixa também o convite para quem quiser contribuir com a Universidade Delphi, seja apresentando um projeto aberto, compartilhando conhecimento ou até promovendo um hackathon.

Sala dos mestres

Assim como na sala de aula, na Universidade Delphi o professor tem um papel especial. Um ambiente exclusivo, chamado Sala do Mestres foi criado para que professores participem de lives feitas só para eles. A ideia é fornecer argumentos para que possam usar em suas aulas, com seus alunos. Mais do que conteúdo técnico, o foco está na formatação da aula, com dicas sobre a melhor maneira de passar seus ensinamentos. Além de atualizá-los sobre aquilo que está sendo praticado e exigido pelo mercado.

“Muitas vezes o professor tem acesso às ferramentas de desenvolvimento atuais, como o Rad Studio que está contemplado nas licenças acadêmicas, mas não recebe o treinamento necessário, nem se sente confortável para utilizá-las em sala de aula. Assim, é comum que o professor acabe abdicando de ferramentas mais modernas e produtivas em detrimento de outras de menor qualidade, mais defasadas, porém que eles têm o domínio para ensinar, prejudicando a evolução e adequação dos alunos ao mercado de trabalho. A Universidade Delphi vem apresentar esse novo mundo de possibilidades, onde o aprendizado pode ser rápido, fácil e altamente aplicável a situações reais”, comenta Dormevilly Tertius, diretor técnico da Embarcadero do Brasil.

Construindo um app

Uma das propostas da Universidade Delphi e requisito para a submissão de videoaulas é que o aluno ao final de cada sessão saia com uma atividade feita, seja um software ou um app que poderá ser melhorado e desenvolvido ao longo do tempo, conforme ele se capacita em novas funcionalidades.

Para isso, os alunos podem utilizar a edição Community do Delphi e do C++ Builder como instrumento para executar as tarefas. A edição gratuita da Embarcadero facilita o acesso a ferramentas de desenvolvimento para desenvolvedores iniciantes, autônomos, estudantes, startups e instituições sem fins lucrativos com receita inferior a US$ 5.000 anuais. A IDE possui recursos completos para desenvolver aplicativos para múltiplos sistemas – iOS, Android, Windows e macOS – a partir de uma única base de código.

Interessados em participar da Universidade Delphi e receber as notificações de lives, lançamentos de novas videoaulas e outros conteúdos compartilhados devem submeter sua admissão para academico@embarcadero.com.br, informando nome completo, o curso que ministra ou está cursando e o nome da universidade que frequenta.

Para conhecer a Universidade Delphi e acessar o conteúdo já disponível, visite: www.universidadedelphi.com.br


Sobre a Embarcadero

Embarcadero constrói ferramentas para os desenvolvedores de software mais talentosos do mundo, permitindo-lhes oferecer aplicações corporativas seguras e escaláveis ​​mais rápido do que qualquer outra plataforma no mercado. Noventa empresas da Fortune 100 e uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários em todo o mundo confiam nos produtos premiados da Embarcadero para as suas aplicações críticas. Para saber mais, acesse www.embarcadero.com/br

Website: http://www.embarcadero.com/br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

2 dias ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

2 dias ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

2 dias ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

2 dias ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

2 dias ago