Categories: noticias-corporativas

Novos hábitos pós-pandemia: quais serão as mudanças no setor do turismo com o Covid-19

Lajeado, RS. 2/6/2020 – E para empresas, talvez esse seja o momento de pensar: adapte-se ou morra.

A transformação digital invadiu a vida de todo mundo à força nesses últimos meses. A Pandemia e a necessidade de trabalhar remotamente fez com que as pessoas modificassem suas rotinas e atitudes. Muitos que antes tinham medo ou preconceito com tecnologia, tiveram que se abrir para novas alternativas, principalmente para manter a comunicação interpessoal com colegas de trabalho ou familiares e amigos.

Avós aprenderam a fazer chamadas de vídeo, professores infantis aprenderam a fazer aulas online, empresas aprenderam a fazer reuniões online e fazer o follow up de tarefas digitalmente. Uma adaptação que talvez demoraria anos aconteceu em poucos meses. Isso fez com que empresas de tecnologia como o Zoom (Software de Videoconferência), o próprio Google e até mesmo lojas online tivessem aumentos consideráveis nas vendas e expandissem imensamente a sua quantidade de usuários. A empresa de investimentos XP colocou 100% da sua força de trabalho em trabalho remoto. Os resultados foram tão positivos que a empresa estuda a ideia de manter essa prática para o futuro.

Além disso, as pessoas se acostumaram a fazer compras online. Quem antes tinha medo de colocar o cartão de crédito na internet, agora se rendeu a essa funcionalidade para evitar sair de casa. Alguns dos setores que tiveram maior alta nas vendas durante os meses de abril e maio, segundo a Confie&Compre, foram a área da Saúde, com alta de 131% no faturamento, beleza e perfumaria com 74% de crescimento, principalmente pela facilidade de compra online e entrega gratuita que muitas farmácias ofereceram e houve até mesmo um incremento nas vendas de instrumentos musicais, aumentando mais de 56%.

O setor de turismo, que foi altamente atingido pela crise do Coronavírus, teve que fazer algumas adaptações também. No entanto, não houve tanta sorte como o varejo ou comunicações, afinal, não é possível se hospedar virtualmente, comer virtualmente em um restaurante e muito menos viajar (no sentido tradicional) pelo computador.

À espera de uma retomada, muitas agências e operadoras apostaram na qualificação de seus funcionários durante a quarentena. A oferta de cursos online e lives para o setor aumentaram incrivelmente. Outras, apostaram na melhoria de processos internos e redução de custos. E a maioria, rendeu-se a transformação digital nesse momento e está se preparando para estar pronto quando tudo voltar, procurando alternativas digitais para se conectar com clientes, melhorar atendimento, e reduzir custos.

Com essa retomada, a expectativa é que os passageiros estejam mais familiarizados com o uso da tecnologia em viagens e mais receptivos a esse tipo de aproximação. Além disso, medidas de higiene serão necessárias para diminuir o contato físico entre as pessoas e por muito tempo haverá restrições que impedirão que tudo seja como era antes.

Nesse contexto, surgiu a startup chamada Itineo, desenvolvedora de um software que permite trocas de documentação e vouchers entre agentes de viagem e viajantes. A plataforma permite que o agente gerencie a viagem do cliente e envie tudo de forma digital e o cliente tenha acesso direto pelo aplicativo, day by day.

A diretora geral da Startup, Erica Klain, diz que a ideia do aplicativo surgiu para facilitar o dia a dia do agente de viagens e ainda melhorar a experiência do viajante, que poderá ter todos os documentos em um único local, acessar tudo isso sem internet e ainda ter um controle financeiro da viagem. Para o agente, o software oferece outras funcionalidades como a conferência de grafia e a criação de alertas personalizados. Poderia até mesmo economizar um funcionário dentro da empresa, além de tornar a comunicação com o cliente 100% digital, evitando gastos com material impresso e o mais importante, mantendo isolamento social e distanciamento físico.

Mesmo com inúmeros revezes, o isolamento social provocado pela Pandemia de Coronavírus trouxe transformações duradouras para a sociedade. E para empresas, talvez esse seja o momento de pensar: adapte-se ou morra.

Website: https://itineo.app/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

21 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

2 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

2 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

2 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

2 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

2 dias ago