Categories: Comunicação

Número de compositores cresce no Brasil nos últimos 5 anos

Um compositor ou autor é quem cria uma obra musical, seja por meio da letra, da melodia ou de ambas. É um dos elos fundamentais da cadeia produtiva da música, já que, com a sua criatividade e inspiração, contribui para as novidades musicais que surgem a cada dia. Nesta sexta, dia 07, é celebrado o Dia do Compositor Brasileiro e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo especial sobre os compositores nacionais em seu banco de dados. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 55% na quantidade de cadastros de compositores brasileiros, que estão filiados a uma das sete associações de música – Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC – que formam a gestão coletiva com o Ecad.

O levantamento também apontou em quais regiões do Brasil atualmente há mais cadastros de compositores na gestão coletiva da música. A região Sudeste lidera o levantamento, com a participação de 62% dos compositores que indicaram a sua unidade federativa no cadastro. Na segunda colocação, a região Nordeste teve a participação em 16% dos cadastros. Logo em seguida, ficou a região Sul, com 11%; a Centro-oeste, com 8%; e a Norte, com 2%. Não foi possível identificar a região de 10% dos compositores cadastrados porque esses não informaram seu estado.

Novas canções

Ainda de acordo com um estudo do Ecad, a cada mês, em média, 100 mil novas obras musicais nacionais e estrangeiras são cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Atualmente existem mais de 17 milhões de canções cadastradas pelos compositores, mais que o dobro do que existia há cinco anos, quando eram cerca de 8 milhões. Essas canções são cadastradas nas sete associações de música que administram o Ecad e o cadastro é fundamental para que todos os compositores e artistas possam garantir seus direitos autorais de execução pública.

O banco de dados da gestão coletiva da música é um dos maiores da América Latina. Conta com mais de 4,5 milhões de titulares de músicas nacionais e estrangeiros de todas as categorias: compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Atualmente, 84% desses titulares são compositores.

Toda a gestão coletiva da música atua de forma conjunta para que o trabalho de compositores seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral, assim como o de intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. É por meio da filiação às associações que os titulares de música garantem o pagamento quando suas canções são tocadas publicamente.

O Ecad é uma instituição privada e sem fins lucrativos, responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais de execução pública no Brasil, que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

14 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

14 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

14 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

14 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

14 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

14 horas ago