Categories: Comunicação

Número de matrículas de EaD aumentou 19,7% em 2021

O ensino a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que, apesar de não tão atual, ganhou força por unir a praticidade com a possibilidade do estudante ajustar sua rotina de maneira mais otimizada com suas demais tarefas.

Seguindo a tendência dos anos anteriores, a 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação do Instituto Semesp, identificou com a expansão da modalidade EaD (Educação a Distância) e a retração das matrículas presenciais em 2021.

Em 2020, foi registrada a queda de 9,4% das matrículas, taxa que passou 5,5% no ano analisado. Enquanto isso, o número de matrículas na modalidade EaD aumentou 19,7% no mesmo período.

A publicação apresenta estatísticas e números referentes a 2021, quando o ensino superior ainda sofria os impactos do segundo ano da pandemia de Covid-19, com o aumento do número de brasileiros infectados e de vítimas no primeiro semestre do ano.

André Barbalho, sócio-fundador da Widom – empresa que atua com cursos on-line de qualificação profissional -, destaca que o EaD no Brasil cresce de forma exponencial, democratizando o acesso à educação de qualidade.

“Um dos principais fatores que explicam o crescimento da educação a distância é a facilidade de aprendizagem”, afirma Barbalho. “A instituição de ensino deve oferecer uma didática inovadora, permitindo ao aluno estudar em seus próprios horários e rever todo o conteúdo, seja por meio de videoaulas e apostilas, quantas vezes for necessário, de forma vitalícia”, complementa.

Na visão do empresário, a proximidade entre alunos e professores no EaD é um fator essencial para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma efetiva.

“Os estudantes que cursam qualificação profissional a distância, por exemplo, devem ter a possibilidade de tirar suas dúvidas com os tutores diariamente, e em tempo real, pois isso contribui de forma significativa para um maior aprendizado e rápida inserção no mercado de trabalho”, explica.

A propósito, um estudo global, realizado pela edtech Anthology, revelou que cerca de 70% dos estudantes preferem receber feedback dos professores sobre tarefas por meio de uma plataforma on-line.

Além disso, mais da metade (66%) dos alunos da modalidade informaram que recebem feedback frequentemente ou sempre dessa forma. A pesquisa entrevistou 2.572 líderes universitários e 2.725 alunos, entre março e abril de 2022, em dez países, incluindo o Brasil.

Na perspectiva do sócio-fundador da Widom, o mercado de trabalho é promissor para estudantes na modalidade EaD, oferecendo diversas oportunidades. “Na modalidade de ensino a distância, os alunos podem estudar em seus próprios horários e, assim, ter mais flexibilidade para trabalhar e atender às necessidades e demandas das empresas – o que, por sua vez, pode impulsionar suas carreiras”, considera Barbalho.

Para mais informações, basta acessar: https://widom.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Grupo BBF contibui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

14 horas ago

Ataques a certificados digitais trazem riscos para empresas

Principais consequências que as empresas podem enfrentar envolvem perda de receitas, atrasos na entrega de…

14 horas ago

Harmonização orofacial é uma oportunidade para odontologista

A formação em odontologia proporciona uma base de conhecimento em anatomia facial, o que é…

14 horas ago

Educação: Brasil está abaixo da média em pensamento criativo

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância…

14 horas ago

Logística reversa garante selo de sustentabilidade à empresa

Wyda Embalagens possui certificação por compensação ambiental. Levantamento aponta que seis em cada dez empresas…

14 horas ago

DJs integram atrações em festas de 15 anos de alto padrão

DJ Shark explica como funciona o show de um DJ performático; o artista é uma…

14 horas ago