Categories: noticias-corporativas

Nutrição das galinhas poedeiras impacta diretamente na qualidade dos ovos

Curitiba, PR. 25/5/2021 –

Nos últimos 12 meses, o preço da carne bovina subiu 29,5%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), calculado pelo IBGE. Entre os motivos, estão a pouca oferta de gado para abate, o longo período de seca e a desvalorização da moeda brasileira. Por esse motivo, muitos consumidores passaram a procurar outras fontes de proteína animal para consumo. O ovo é um alimento completo, rico em ácidos graxos saturados e insaturados, aminoácidos, minerais, vitaminas e carotenoides.

A intensificação do consumo de ovos foi antecipada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que prevê um aumento de 6% na ingestão do insumo no país em 2021. A pesquisa também indica que a produção dessa proteína aumentará 5% neste ano. Para dar conta do novo ritmo de consumo, é necessário investir na nutrição ideal das galinhas. Afinal de contas, aves saudáveis produzem ovos de qualidade.

A dieta de poedeiras visa manter a produtividade, saúde e bem-estar do animal e é formulada a partir de informações de idade, genética, temperatura, instalações, mercado do ovo etc. Com base nessas e outras características específicas, é possível adequar os níveis nutricionais necessários para obter a melhor viabilidade econômica da produção.

Reposição de nutrientes

O nutricionista animal da Quimtia Gabriel Dessimoni afirma que “se algum dos nutrientes não for reposto na quantidade correta, pode haver comprometimento de várias funções metabólicas e na saúde das aves, inclusive na formação dos ovos”. Um exemplo citado por ele é a reabsorção do cálcio presente nos ossos para formação da casca do ovo.

“Outra situação que diminui a qualidade final dos ovos é o estresse calórico das galinhas. Com a temperatura do ambiente muito alta, as aves aumentam a frequência respiratória com o propósito de reduzir a temperatura corporal”, explica o nutricionista. “Assim, a concentração de carbonato no sangue diminui e, consequentemente, há falta desse elemento para compor a casca do ovo”, ressalta.

Nesse cenário, algumas medidas podem e devem ser tomadas, como: o ajuste nutricional das dietas, utilização de aditivos e repositores de minerais, maior inclusão de vitamina C e resfriamento da água, de acordo com as especificações do nutricionista responsável.

Para que o ovo seja ainda mais benéfico para o consumo humano, existe ainda um processo de enriquecimento das gemas. Nele, são usados ácidos graxos específicos, minerais, vitaminas e substâncias biologicamente ativas na alimentação das aves para que o ovo mantenha a sua qualidade.

Controle de qualidade

Dessimoni alerta: “é preciso identificar se os ovos estão livres de contaminantes biológicos – como fezes e sujidades -, além de não conterem trincas ou rachaduras. Devem ter aparência, cor e cheiros normais e, ao serem quebrados para consumo, não podem apresentar característica líquida e espalhamento da clara, pois isso são indícios de deterioração”.

Para evitar esse problema, é necessário tomar cuidado no momento de recolher os ovos da granja, pois quanto maior o tempo que ficam junto às galinhas, maior a probabilidade de acidentes. O processo de transporte e manuseio até chegar às prateleiras para o consumidor final também são fundamentais, visto que se trata de um alimento frágil.

Quimtia Brasil

A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Brasil, Argentina, Peru e Colômbia) e na Ásia (China). Possui duas fábricas de produção: uma de premix e outra de rações para animais de laboratório, entre outros. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda uma gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, serviços de nutrição personalizada e análises de matérias-primas, entre outros.

Website: https://quimtia.com/pb/pais/brasil/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

52 minutos ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago

Parintins Agropecuária estará presente na Expoferr

Parintins Agropecuária estará na Expoferr 2024, de 05 a 09 de novembro, para apresentar suas…

1 dia ago

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta mais de 100 soluções inovadoras na Eureka

Evento reuniu autoridades como o novo prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e…

1 dia ago

Municípios com escolas de medicina melhoram índices de saúde

Estudo feito pela Afya mostra que a presença de escolas de Medicina em 20 municípios…

1 dia ago