O boato pode matar e tem gente atirando no Facebook e no Whatsapp

Se você fosse dono ou dona de um boteco, você abriria se chegasse um zum zum zum que a polícia não irá fazer segurança? Independente se você abrisse ou não, o resultado seria parecido: poucos clientes ou até mesmo um breu de dar dó.

Estamos em um dos países mais violentos do mundo. São cerca de 50 mil homicídios por ano. Nem eu, nem você*, nem o Batman teria coragem de enfrentar o que quer que fosse para ir à um boteco que podemos retornar quando tudo ficar mais calmo. Não é questão de vida ou morte, convenhamos. Pra nós, que nesse caso somos consumidores.

Quem vive de comércio sabe que o dono do boteco não leva a mesma sorte: uma sexta-feira de desfalque vai influenciar no caixa, pagamento de funcionários, de empréstimos (…) O dono do boteco vai rachar essa conta com todo mundo da cadeia, inclusive o funcionário.

Agora multiplique isso por um final de semana. Agora multiplique isso por inúmeros boatos, que vão de polícia a traficante em um piscar de olhos. 1, 5, 10 dias fechados por causa de boatos.

Agora multiplique isso por saúde.

Se você fosse médico, alguns dias com salário atrasado, iria trabalhar correndo o risco de segurança? Muitos vão, eu sei. Mas você iria se ainda chegasse um zum zum zum que o hospital seria invadido para a realização de bandidos feridos? Fala a verdade. Você iria?

Isso sem contar as alterações de todo o corpo da saúde. A falta de um já é o suficiente pra mexer com as estruturas, ainda mais num plantão de sexta pra sábado, ainda mais em hospitais que recebem insuficientes investimentos.

A senhora que precisa de uma urgência vai bater com a cara na porta – ou vai correr o risco de não receber o tratamento adequado. Resultado? O boato pode matar. Matar a minha tia, a sua avó, o primo, eu ou até mesmo você.

Tem muita gente que atira compartilhando no Facebook e acha que isso é tranquilão, pega nada.

Thiago S. Gomide. Apresentador na empresa Rádio Roquette Pinto FM.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Médico explica uso do balão intragástrico para emagrecer

Procedimento é realizado de forma endoscópica, sem necessidade de cortes ou internação prolongada

12 horas ago

Mobiliário infantil facilita a organização do quarto

Multimóveis indica produtos práticos e funcionais para agregar praticidade aos ambientes

12 horas ago

Empresa investe em nutrição adequada de cães e gatos

Fabricante gaúcha trabalha em expansão fabril e ampliação do mix de produtos para atender mercado

12 horas ago

Hora de contratar gestor de tráfego pago deve ser avaliada

Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, aconselha que empreendedores dominem o tráfego pago antes de…

12 horas ago

Implantes dentários para idosos: cresce foco em bem-estar

Soluções modernas buscam promover qualidade de vida e saúde bucal na terceira idade

12 horas ago

Equipe goiana está entre os favoritos no SARR Series FIMLA 2

Iniciou, nesta quarta (20), um dos rallys mais exigentes da América do Sul em meio…

12 horas ago