O Carnaval passa, a sua imagem fica

Na era da conectividade total, se preocupar com a imagem que você irá passar nas redes sociais durante o Carnaval é tão importante quanto beber água, passar protetor solar e não dirigir alcoolizado na volta do bloquinho.

Uma foto mal tirada, um comentário impulsivo ou até uma brincadeira de mau gosto na rede podem arranhar – e bastante – uma carreira.

Para não estender a sua próxima Quarta de Cinzas pelo ano todo, a regra de ouro é festejar com um mantra na cabeça: “O Carnaval passa, a sua imagem fica”.

É inocente imaginar que em ambientes festivos e liberados do século 21 não sobrarão flashes desgovernados, tweets direcionados ou até cliques propositais que alcançarão, antes do fim da folia, o WhatsApp e a caixa postal de dezenas de colegas, não colegas, chefes e, prato cheio: desafetos.

Dá tempo

Ainda é possível manter-se longe dos riscos desnecessários à imagem durante o Carnaval 2017. E, para isso, valem as mesmas regras aplicadas para redes sociais nos demais 360 dias do ano:

  • Não festeje a pausa no trabalho tratando-o como “forca”, “inferno”, “purgatório”
  • Não use a libertação da Festa de Momo para reclamar em público do salário, da chefia, dos colegas
  • Não publique fotos onde apareça embriagado ou praticando qualquer ilícito
  • Não apareça nu, quase nu ou exibindo partes íntimas (nem fazendo menção a)
  • Não marque nem cite ninguém do escritório que não esteja com você – especialmente pessoas com quem você não se relaciona
  • Não humilhe, não ofenda, não exponha. Não deturpe seus valores nem princípios
  • Fuja de temas polêmicos ou que resvalem em preconceitos de toda sorte na hora de vestir uma fantasia ou carregar um cartaz
  • Lembre-se que toda zoeira tem limites – inclusive durante o Carnaval
  • Se beber, não poste
  • Se postar, não assassine a língua portuguesa

Caso uma postagem sua tenha repercutido mal, assuma o erro e prepare rapidamente uma resposta curta e honesta. Explique a situação e acalme os ânimos. Quando, e se for possível, peça desculpas pessoalmente ao(s) envolvido(s).

Lembre-se que rede social é vida pública, e não privada.

E se nem isso convencer você, fixe duas palavrinhas que, assim como a fé, não costumam falhar: “bom senso”.

No mais, é isso. Divirta-se!

#ProfissãoCarnaval

 

Compartilhe
0
0
Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo. Eleito Nº1 Top Voices LikedIn. É vice-coordenador na Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro deliberativo no Instituto Capitalismo Consciente Brasil e conselheiro consultivo do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado. Foi escolhido o 1º Embaixador Corporativo Cabify Empresas no Brasil. Em veículos de comunicação, soma passagens por Jovem Pan, BandNews FM e Rádio Globo.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago