Categories: noticias-corporativas

O controle de insumos na construção civil auxilia na prevenção de eventos externos

10/12/2020 –

O controle de insumos na construção civil é uma tarefa fundamental para a organização do canteiro de obras, ainda mais quando se pensa sob o ponto de vista da pandemia, que paralisou e causou impactos em toda a cadeia produtiva. Com isso, profissionais de diversos segmentos estão sofrendo com a falta de insumos, e por consequência vêm enfrentando também o aumento constante dos preços.

Uma pesquisa da CBIC, identificou que 95% das empresas perceberam aumento no valor do cimento durante o período da pandemia, e 87% notaram aumento no valor do aço. Sendo que a porcentagem do valor de aumento variou bastante de uma região para a outra.

Com a escassez e alta no valor dos materiais, mais do que nunca ficou perceptível que esses custos impactam diretamente no empreendimento final. Visto que podem acontecer eventos externos inesperados e que para enfrentar os desafios é necessário ter um controle eficiente dos insumos na construção civil.
Eficiência no controle de insumos na construção civil

Atentando-se a alguns fatores, o orçamento será administrado com mais eficácia, é possível comprar as quantidades ideais de insumos para realização do trabalho, calculando sempre uma margem para que não falte matéria-prima, mas também sem exageros, que acabam gerando desperdício de materiais e prejudicando o fluxo de caixa das empresas.

Por exemplo, quando a construtora possui um estoque organizado, fica muito mais fácil de encontrar os materiais, o que agiliza o trabalho e a produtividade. Se os itens que são necessários para o trabalho não tiverem um lugar fixo, podem acabar sendo esquecidos ou perdidos, havendo a necessidade de comprar uma nova carga desse material, o que gera ainda mais custos para a entrega do empreendimento.

Também é necessário manter um bom gerenciamento de perdas ou extravios. Isso pode ser feito realizando um inventário no final de cada obra. Essa atitude possibilitará que a empresa tenha uma base de quais materiais e qual quantidade costuma ser utilizada para cada empreendimento.

Outro fator importante para um controle de insumos efetivo é contar com o auxílio da tecnologia. Soluções para controle de insumos, por exemplo, permitem o controle em tempo real do estoque na obra. Dessa forma, a papelada torna-se desnecessária e, além disso, os materiais são identificados com QR Code, tornando o processo de identificação muito mais ágil.

Por último, durante a pandemia, estão ocorrendo muitas situações onde é necessário renegociar valores e quantidades. Então, é fundamental estar atento para a possibilidade de alguns fornecedores pararem seus serviços por conta da falta de matéria-prima, por isso é necessário contar com um bom controle das contratações, garantindo assim que a construtora não saia perdendo.

Prestando atenção a esses pontos, é possível obter maior controle de insumos na construção civil, e em consequência estar mais preparado para eventos externos inesperados. Assim o orçamento é economizado e os processos são otimizados.

*Sílvio José Etges é Gerente de Produtos da Teclógica, empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, gestão da manufatura e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como manufatura, construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.

Website: https://www.mobussconstrucao.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

O Instituto de Pesquisa de Semicondutores de Taiwan seleciona o computador quântico IQM Spark para impulsionar a pesquisa

A compra é o primeiro computador quântico supercondutor de pilha completa do Taiwan Semiconductor Research…

24 horas ago

Evento reunirá nomes do marketing no agro nacional

Cerimônia marcará o lançamento de um anuário com cases de marketing no agro nacional e destacará as contribuições…

24 horas ago

Resistência antimicrobiana é pandemia global invisível

A resistência antimicrobiana (RAM) é um problema de saúde pública global, que ocorre quando microrganismos…

24 horas ago

Consultorias tradicionais perdem espaço para Sócio Alugado

O modelo de "Sócio de Aluguel" está ganhando espaço ao oferecer soluções personalizadas e práticas…

24 horas ago

Shoppings criam estratégias para a Black Friday

A Lumine, administradora de shopping centers em diferentes regiões do Brasil, revela expectativa de crescimento…

24 horas ago

UniFECAF EAD avança no cenário nacional com rede de polos

Marcel Gama visita Polos da UniFECAF e fala sobre o ensino a distância no Brasil

24 horas ago