10/12/2020 –
O controle de insumos na construção civil é uma tarefa fundamental para a organização do canteiro de obras, ainda mais quando se pensa sob o ponto de vista da pandemia, que paralisou e causou impactos em toda a cadeia produtiva. Com isso, profissionais de diversos segmentos estão sofrendo com a falta de insumos, e por consequência vêm enfrentando também o aumento constante dos preços.
Uma pesquisa da CBIC, identificou que 95% das empresas perceberam aumento no valor do cimento durante o período da pandemia, e 87% notaram aumento no valor do aço. Sendo que a porcentagem do valor de aumento variou bastante de uma região para a outra.
Com a escassez e alta no valor dos materiais, mais do que nunca ficou perceptível que esses custos impactam diretamente no empreendimento final. Visto que podem acontecer eventos externos inesperados e que para enfrentar os desafios é necessário ter um controle eficiente dos insumos na construção civil.
Eficiência no controle de insumos na construção civil
Atentando-se a alguns fatores, o orçamento será administrado com mais eficácia, é possível comprar as quantidades ideais de insumos para realização do trabalho, calculando sempre uma margem para que não falte matéria-prima, mas também sem exageros, que acabam gerando desperdício de materiais e prejudicando o fluxo de caixa das empresas.
Por exemplo, quando a construtora possui um estoque organizado, fica muito mais fácil de encontrar os materiais, o que agiliza o trabalho e a produtividade. Se os itens que são necessários para o trabalho não tiverem um lugar fixo, podem acabar sendo esquecidos ou perdidos, havendo a necessidade de comprar uma nova carga desse material, o que gera ainda mais custos para a entrega do empreendimento.
Também é necessário manter um bom gerenciamento de perdas ou extravios. Isso pode ser feito realizando um inventário no final de cada obra. Essa atitude possibilitará que a empresa tenha uma base de quais materiais e qual quantidade costuma ser utilizada para cada empreendimento.
Outro fator importante para um controle de insumos efetivo é contar com o auxílio da tecnologia. Soluções para controle de insumos, por exemplo, permitem o controle em tempo real do estoque na obra. Dessa forma, a papelada torna-se desnecessária e, além disso, os materiais são identificados com QR Code, tornando o processo de identificação muito mais ágil.
Por último, durante a pandemia, estão ocorrendo muitas situações onde é necessário renegociar valores e quantidades. Então, é fundamental estar atento para a possibilidade de alguns fornecedores pararem seus serviços por conta da falta de matéria-prima, por isso é necessário contar com um bom controle das contratações, garantindo assim que a construtora não saia perdendo.
Prestando atenção a esses pontos, é possível obter maior controle de insumos na construção civil, e em consequência estar mais preparado para eventos externos inesperados. Assim o orçamento é economizado e os processos são otimizados.
*Sílvio José Etges é Gerente de Produtos da Teclógica, empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, gestão da manufatura e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como manufatura, construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.
Website: https://www.mobussconstrucao.com.br/
Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…
Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…
Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…
Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…
O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…
Aproveitando o próximo feriado prolongado, a empresa promove uma ação simultânea em rodoviárias de 12…