Toda segunda-feira, jogo basquete com um time de mulheres. É uma equipe amadora, mas que já tem até um nome: Magic Minas, em homenagem à Magic Paula. O objetivo do nosso time é se divertir e se desestressar depois de um dia intenso de trabalho.
Mas, há algum tempo, os treinos têm se mostrado um pouco tensos, porque vivemos uma situação que muitos praticantes de esporte amador enfrentam: onde jogar. Embora São Paulo seja uma cidade imensa, não possui muitos locais adequados para a prática esportiva, em especial do basquete.
Depois de alguns problemas com as quadras que usávamos, encontramos uma que parecia ideal por inúmeras razões, como iluminação, marcações, tabela e aro, localização, segurança. É a quadra localizada na Praça Rotary. Treinamos tranquilamente uma vez.
Mas, na semana seguinte, tivemos que negociar com os garotos que jogam futebol todos os dias a partir das 19h. Combinamos que apenas às segundas-feiras, a partir das 20h30, eles liberariam a quadra para a gente – 1h30 de treino para cada um pareceu bem justo.
Infelizmente, o acordo deu certo apenas uma vez e, no dia 03/07, tivemos que ir embora, já que eles disseram que não sairiam da quadra. Como não tínhamos mais nenhuma opção de local e havia sido feito um acordo com os garotos, decidimos criar um evento no Facebook para convidar todas as mulheres que amam basquete – sabendo ou não jogar – para ocuparem a quadra com a gente (#occupyrotary). Cada integrante do time fez o seu papel e divulgou o evento para os(as) amigos(as) e, assim, ele foi crescendo até chegar à Magic Paula que, não apenas divulgou em seu perfil no Facebook, como confirmou presença. Além dela, recebemos apoio de muitas outras organizações, incluindo a Liga de Basquete Feminino e a Secretaria de Esportes da cidade.
No dia do evento, mais de 100 mulheres apareceram, incluindo a secretária adjunta de esportes, Daniela Castro, e a Magic Paula – até agora não conseguimos explicar a emoção de estar na quadra ao lado de quem inspirou o nome do time!
A repercussão do evento continuou crescendo e, no dia seguinte, foram publicados diversos posts nas redes sociais e matérias – uma delas no UOL. Também conseguimos mais uma quadra e, agora, os treinos das Magic Minas serão às segundas (na Praça Rotary) e quartas (na Aclimação), o que irá permitir que mais atletas (amadoras ou não) joguem basquete.
Além disso, aprendemos que existem muitas mulheres querendo praticar esporte coletivo, o que falta é oportunidade. Por isso, começamos a desenvolver um projeto que irá unir mulheres no esporte e ocupação do espaço público para lazer.
Para mais informações, siga as Magic Minas no Facebook
Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…
A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…
CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…
José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…
A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…
Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido