O fim da era dos likes

“Entendo que o número de likes movimenta o ego de determinadas pessoas. Porém, ele sozinho não garante a efetividade daquilo que se que transmitir”. Portal Comunique-se publica artigo da jornalista Alessandra Fedeski

O Instagram anunciou recentemente que a rede social irá realizar testes para implementar uma mudança de alto impacto entre seus usuários. Possivelmente, em breve, o número de curtidas, os denominados likes, não serão mais visíveis em fotos e vídeos da plataforma. Apenas o usuário terá acesso aos seus números individuais.

Para além das modificações que veremos, caso seja a alteração seja efetivamente realizada, gostaria de visualizar o cenário da campanha eleitoral brasileira que se aproxima e como os candidatos deverão focar suas estratégias de engajamento, aproximação e relacionamento.

Entendo que o número de likes movimenta o ego de determinadas pessoas. Porém, ele sozinho não garante a efetividade daquilo que se que transmitir. Essa lacuna ganhou ainda mais amplitude com a possibilidade de compra de likes. O que vai evidenciar se determinada mensagem foi aceita ou não em uma campanha eleitoral é o número de votos na urna. Like não é garantia de voto, mas ainda assim percebemos políticos apegados nessa métrica, em razão, creio eu, da forte influência que as redes sociais vêm obtendo nas eleições, especialmente na última.

“Com a redução da pressão por número de curtidas, a própria produção de conteúdo deverá ser modificada”

É necessário ampliar a nossa percepção do papel das redes sociais. Deixar a objetividade numérica em segundo plano e focar na relação de troca entre usuários. O que determina o quanto uma mensagem está funcionando como o planejado — com o conteúdo sendo levado para fora da plataforma, com o seu autor em evidência — é o uso que as pessoas fazem dela: seja comentando determinada postagem, seja levando o assunto para outros meios de comunicação ou alterando seu comportamento de alguma forma.

Com a redução da pressão por número de curtidas, a própria produção de conteúdo deverá ser modificada e veremos que uma mensagem alcança seu objetivo quando transcende o smartphone, independentemente de quantas curtidas ela obteve.

Leia mais – ‘Opinião’:

***** ***** ***** ***** *****

Por Alessandra Fedeski. Jornalista com pós-graduação em marketing político.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago