O Globo e o jornal Extra acabam de criar grupos para checar e combater disseminação de notícias falsas. Comandados pelos jornalistas Fábio Vasconcellos e Octavio Guedes, respectivamente, os times vão oferecer aos leitores condições para que eles tomem decisões confortáveis baseadas em informações verdadeiras.
No jornal O Globo, o projeto de checagem de fatos se chama ‘É isso mesmo?”. Trata-se de um blog onde as informações checadas serão publicadas. Ao acessar a página, é possível ver que a equipe esclareceu se a Europa é realmente o maior alvo de ataques terrorista no mundo. Com a liderança de Vasconcellos, a equipe que cuida da apuração das informações tem sete profissionais.
“Queremos ajudar o consumidor, com os nossos produtos, a tomar decisões corretas na sua vida, informando o que é falso ou verdadeiro. Isso é imprescindível, porque quando o leitor toma uma decisão sobre o que comer, o que vestir, onde investir o dinheiro, a escolha da escola para os filhos, se ele estiver bem informado, ele vai tomar decisões com mais conforto e com mais chance de acertar”, comentou o diretor de redação d’O Globo, Ascânio Seleme.
No Extra, a página que divulga as informações checadas se chama “#Éverdade ou #Éboato“. Em 2010, algo parecido havia sido criado no impresso por sugestão do o editor Fabio Gusmão, que montou um time que, durante cinco dias, trabalhou 24 horas informando o que era verdade e o que era boato sobre os ataques de traficantes a civis. “Foi uma vacina contra as mentiras virais. A diferença de 2010 para hoje é que as crises provocadas por falsas notícias deixaram de ser pontuais para virarem permanentes”, comentou Guedes.
O projeto do Extra já desmascarou boatos divulgados pelo WhatsApp sobre a vacina contra a febre amarela e a falsa notícia de que o pagamento do salário da segurança no Rio de Janeiro seria bloqueado. A informação foi desmentida pela secretaria de fazenda.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…