Com objetivo de ampliar suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news –, o jornal O Globo criou campanha publicitária que será veiculada em diferentes mídias. As peças da ação têm a missão de reforçar atributos como a credibilidade e a confiança em conteúdos feitos por profissionais que checam detalhes das informações publicadas.
De acordo com o veículo, a campanha foi criada internamente. Os assinantes do jornal receberam por e-mail link para assistir aos filmes em primeira mão. O material inclui:
- Spots em rádio e filmes com a narração dos colunistas Míriam Leitão, Ancelmo Gois e Merval Pereira;
- Peças de mídia out-of-home (OOH) no metrô do Rio de Janeiro e no parque gráfico do jornal;
- Anúncios impressos n’O Globo e também nas revistas Época e Imprensa, além de peças digitais nos canais do Globo.
“O Globo é o primeiro grande veículo de mídia a lançar campanha contra fake news no Brasil”, afirma o jornal ao lançar a iniciativa. As peças trazem frases como “mentira tem pernas curtas. Mas cauda longa”, “onde há fumaça, há fogo. Ou não” e “o que os olhos não veem a gente investiga”.
“A campanha é aderente aos princípios de um jornalismo de credibilidade. É o nosso papel estimular e provocar as pessoas para que compartilhem apenas o que é uma notícia verdadeira e checada por veículos de credibilidade”, declara o diretor de marketing consumidor da Infoglobo, Cristiano Santos.
É isso mesmo?
A campanha publicitária complementa projeto iniciado por O Globo em março deste ano, quando o jornal lançou blog feito por grupo de jornalistas especializados em checagem de fatos. De acordo com o veículo, o ‘É isso mesmo?’ foi criado para combater problema que vem ganhando força em todo o mundo e virou alvo de preocupação dos principais grupos de mídia dos Estados Unidos, da Europa e também do Brasil.
A equipe de checagem de fatos, inicialmente, conta com sete profissionais e é coordenada pelo jornalista Fábio Vasconcellos. O grupo orienta todos os integrantes da redação de O Globo a fazer checagens.
“Existem mais de cem iniciativas de fact-checking em 47 países, e essa é uma atividade, sem dúvida, importante. Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa: é isso mesmo? Outra coisa importante é que vamos continuar com o nosso núcleo de jornalismo de dados, que busca e trata dados abertos para a produção de reportagens e análises”, afirma Vasconcellos.
Na internet, entre 2014 e 2015, O Globo já contava com blog que fazia fact-checking (checagem de fatos): o ‘Preto no Branco’ que, de acordo com o impressa, foi o embrião da nova iniciativa. O blog teve seu ápice durante as últimas eleições presidenciais no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=brlpvOOF1KE&feature=youtu.behttps://www.youtube.com/watch?v=XoLaXeM8j2k&feature=youtu.behttps://www.youtube.com/watch?v=eOfmiLVa7E0&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=XoLaXeM8j2k&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=eOfmiLVa7E0&feature=youtu.be